Cidades

MT é o segundo menor em proporção de idosos com deficiência do país

A pesquisa apontou que a deficiência se concentra em pessoas mais idosas, com 60 anos ou mais de idade

1 minuto de leitura
MT é o segundo menor em proporção de idosos com deficiência do país

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que Mato Grosso é o segundo menor em proporção de pessoas idosas com deficiência do país. O levantamento identificou 17,2 milhões de pessoas com deficiência de 2 anos ou mais de idade.

Esse total corresponde corresponde a 8,4% da população dessa faixa etária, e sua distribuição geográfica no País foi variada, com a maior proporção observada na Região Nordeste (9,9%), e a menor, na Centro-Oeste (7,1%).

Conforme a pesquisa, as Unidades da Federação com as maiores proporções de pessoas com deficiência foram Sergipe (12,3%) e Paraíba (10,7%), enquanto as menores, Distrito Federal (5,2%) e Mato Grosso (5,6%).

“É relevante destacar que a deficiência se concentra em pessoas mais idosas: entre aquelas com 60 anos ou mais de idade, 24,8% tinham alguma deficiência, enquanto no contingente de 2 a 59 anos esse resultado correspondia a 5,1%.

O perfil das pessoas com deficiência é mais feminino (9,9%) do que masculino (6,9%), e, relativamente à cor ou raça mais incidente entre as pessoas pretas ou pardas (8,7%) do que entre as brancas (8,0%)”, diz o informe Pessoas com Deficiência e as Desigualdades Sociais no Brasil, divulgado na última semana.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes