Política

MPE também investiga vereadora do PT por uso indevido de verba indenizatória em Cuiabá

Promotor de Justiça Mauro Zaque diz que precisa de novas diligências para esclarecer transferências de mensalidades

1 minuto de leitura
MPE também investiga vereadora do PT por uso indevido de verba indenizatória em Cuiabá
(Foto: Ednilson Aguiar / O Livre)

A vereadora por Cuiabá Edna Sampaio (PT) passou a ser investigada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPE) por suposto desvio de finalidade de verba indenizatória. O promotor de Defesa do Patrimônio Público, Mauro Zaque, transformou a notícia de fato contra a vereadora em inquérito civil.

A notícia de fato foi aberta em maio, com base em denúncia de suposto desvio de R$ 20 mil. A soma de dinheiro, correspondente a quatro meses de verba indenizatória, teria sido transferida da conta bancária da ex-chefe de gabinete Natasha Laura de Abreu para uma conta em nome de Edna Sampaio.

As cobranças renderam um processo disciplinar contra a vereadora na Comissão de Ética e Decoro da Câmara de Cuiabá. Os membros da comissão entenderam que Edna infringiu as regras parlamentares e aprovaram a cassação de seu mandato. O processo foi suspenso pela Justiça.

A notícia de fato tramitava em paralelo. Segundo o MP, no dia 12, terça-feira passada, o promotor Mauro Zaque decidiu transformar a investigação preliminar em inquérito. Ele justificou que necessita de mais tempo para concluir a apuração, pois “será necessária a requisição de mais diligências para elucidação dos fatos”.

A verba indenizatória é paga todos os meses para os chefes de gabinete dos vereadores, para custear os gastos da função. O regimento interno da Câmara dos Vereadores diz que o dinheiro é intransferível para outra pessoa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes