Brasil

Medidas contra covid-19 em templos religiosos? Deputado acha que não é preciso

Projeto que tramita na Câmara dos Deputados desobriga igrejas e templos de cumprir normas, como o uso da máscara

1 minuto de leitura
Medidas contra covid-19 em templos religiosos? Deputado acha que não é preciso
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O uso da máscara, a distância segura entre pessoas e a higienização das mãos foram apontadas por cientistas de todo o mundo como as formas mais adequadas de enfrentar a covid-19. As medidas valem para circulação em ambientes coletivos e isso inclui igrejas e templos.

Mas para o deputado federal Henrique Freire, do PSL do Ceará, essas precauções não devem ser obrigatórias em cultos e encontros religiosos. Ele é autor de um projeto que tramita na Câmara dos Deputados acerca desse assunto.

Na prática, o projeto exclui os templos religiosos de qualquer legislação ou norma que vise “dificultar ou limitar” a liberdade religiosa, de culto e a reunião de fiéis.

“Propomos preservar um direito natural que está acima da tirania de qualquer que seja o governante, pois esses não estão acima de Deus e da fé”, defende o parlamentar.

Mesmo reconhecendo que a pandemia provocada pelo novo coronavírus exige uma série de medidas para evitar que um número maior de pessoas seja infectado, Freire avalia que é preciso fazer ponderações quando essas medidas vêm de encontro a própria liberdade religiosa.

“Os próprios líderes religiosos têm plena capacidade de conduzir suas respectivas comunidades com os cuidados necessários em relação à pandemia”, acrescenta.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes