Política

Mauro Mendes diz que corrida por segurança nas escolas é “reação de espasmo”

Governo disse no encontro com Lula e outros gestores, em Brasília, que país está em corrida por detectores

1 minuto de leitura
Mauro Mendes diz que corrida por segurança nas escolas é “reação de espasmo”
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

O governador Mauro Mendes criticou a escolha de estados brasileiros de sobrecarregar as escolas com sistema de segurança. Ele diz que o Brasil iniciou uma “corrida por detectores de metais”, em reação ao ataque na creche de Blumenau (SC), no começo deste mês. 

“Não dá para fazer uma corrida de detector de metais e transformar detector de metais no novo respirador da pandemia – o preço já explodiu -, levantar muros, colocar um policial. Claro que não tiro o mérito de cada governador, cada prefeito que possa fazer algo. Mas, precisamos agir no DNA da violência do nosso país e desestruturar as causas dessas graves consequências”, afirmou. 

A declaração foi dada em um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e governadores ontem (18), em Brasília. Eles se reuniram para discutir medidas de proteção aos estudantes nas escolas. 

Mauro Mendes iniciou sua fala com dados sobre o aumento da violência no país nas últimas três décadas, incluindo o lastramento das organizações criminosas. O governador elogiou o governo federal pela ajuda financeira, com ressalva de que os gestores “agem por espasmo”. 

LEIA TAMBÉM

O Ministério da Educação (MEC) anunciou R$ 3,1 bilhões para estados e municípios aumentar a segurança nas escolas. As ações devem passar por infraestrutura, equipamentos de segurança, suporte a núcleos de apoio psicossocial. A cartilha do governo contém 15 medidas. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes