Cidades

Violência: escolas de MT terão botão do pânico e atendimento por WhatsApp

Medidas fazem parte de um protocolo de segurança para possíveis ataques

1 minuto de leitura
Violência: escolas de MT terão botão do pânico e atendimento por WhatsApp
(Foto: Assessoria)

As escolas em Mato Grosso devem implantar botão do pânico e central de atendimento por telefone para episódios de atentado. Os recursos irão funcionar em paralelo ao monitoramento em tempo real de escolas via câmeras. Os dispositivos foram anunciados hoje (12) e devem ser instalados a partir desta semana, a começar por Cuiabá e Várzea Grande.

“O diretor da escola terá o botão do pânico para acionar em caso de suspeita de ataque na unidade. Eles também terão centrais para informar perigo iminente e um número de WhatsApp para informar ameaças”, disse o secretário de Educação, Alan Porto.

As secretarias de Educação (Seduc) e de Segurança (Sesp) lançaram um protocolo de monitoramento das escolas. A medida um é reflexo preventivo após o ataque a uma creche em Blumenau (SC).

O secretário de Segurança, coronel Camargo Roveri, disse que aumentou o número de denúncias sobre ataques em escolas, mas a grande maioria seria de informação falsa (fake news). Segundo ele, 1,1 mil câmeras devem ser instaladas em escolas de Cuiabá e Várzea Grande. O circuito terá ligação direta com as centrais de segurança pública pelo programa Vigia Mais MT.

“Ao todo, serão mais de 5 mil câmeras nas escolas de todo o estado. Agora já estão disponíveis 1,1 mil câmeras para a Grande Capital”, afirmou.

O protocolo de monitoramento também deve aumentar rondas ostensivas nas escolas, investigar ameaças e enviar suspeitos para delegacia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes