Política

Mauro Mendes cobra ajuda do governo federal para o combate ao crime organizado

O governador de Mato Grosso também pediu mudanças enérgicas, com medidas mais duras, com a forma que o país lida com o crime

2 minutos de leitura
Mauro Mendes cobra ajuda do governo federal para o combate ao crime organizado
(Foto: Reinaldo Fernandes / O Livre)

O governador Mauro Mendes cobrou “ajustes” da União no combate ao crime organizado e à proteção de fronteira, para impedir a entrada de drogas no país.

Segundo eles, esses assuntos são urgentes para a eficácia da segurança pública. A cobrança foi feita ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que esteve hoje (9) em Cuiabá.

“Aconteceu recentemente em Cuiabá de um cara ser preso com 300 quilos de droga e dois, 3 dias depois, ele estava solto. Isso não pode acontecer, são necessários ajustes para controlar as organizações criminosas”, disse Mauro.

O governador tem criticado ultimamente a forma como o país lida com o crime organizado e o tráfico de drogas. Ele diz ser necessário mudanças enérgicas com medidas mais duras.

O ministro Flávio Dino diz que a legislação penal já tem punições e restrições para os casos, mas ocorre um choque de interpretações entre níveis diferentes do Judiciário.

“O artigo 302 do Código de Processo Penal classifica a Guarda Municipal, um exemplo, como autorizada a fazer flagrante. Mas tem tribunais por aí que não reconhecem isso e anulam o flagrante da Guarda Municipal. O Brasil, pela sua dimensão, precisa do trabalho da Guarda Municipal”, disse.

A cobrança para a Segurança Pública acontece poucos dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) descriminalizar o uso da maconha. O julgamento gerou reação na Câmara dos Deputados Federais.

Parceria

O ministro Flávio Dino assinou parcerias com o governo de Mato Grosso para a entrega de 30 viaturas, 12 caminhonetes, 116 pistolas, 18 veículos de rádio patrulha.

Também foram anunciados R$ 15 milhões para a construção de um centro de formação da força de segurança pública, no prédio do COT do Pari, em Várzea Grande.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes