Negócios

Mato Grosso abre mais de 50 mil vagas de emprego em 2023, mas mercado está travado

Estado atravessou o ano com em situação de pleno emprego e com problema de falta de mão de obra

2 minutos de leitura
Mato Grosso abre mais de 50 mil vagas de emprego em 2023, mas mercado está travado
(Foto: Repodução/Internet)

Mato Grosso vai fechar 2023 com o mercado de trabalho maior, mas com entrave por falta de mão de obra. O compilado de dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostra que mais de 50 mil novas vagas de emprego foram abertas até novembro. 

Foram formalizadas 581.405 contratações e 528.163 baixas em carteira. O saldo do ano até o momento é de 53.242 pessoas a mais no mercado de trabalho. Novembro teve saldo negativo e dezembro deve seguir a mesma tendência. 

O resultado prolonga a situação de mercado de trabalho aquecido. No fim de 2022, havia a estimativa de que Mato Grosso atingiria o nível de pleno emprego, quando menos de 4% da população economicamente ativa está desempregada. 

O nível de pleno emprego foi oficializado em março, e de lá pra cá houve análises negativas de que a expansão econômica do estado estava represada por falta de mão de obra. O governador Mauro Mendes disse na época que os cronogramas das obras estavam mais lentos porque as empreiteiras não conseguiam fazer contratações. 

O problema foi apontado novamente esta semana. Segundo o governador, a falta de mão de obra travou a reforma de várias unidades de saúde em Cuiabá durante a intervenção. Apenas 13 das 30 reformas previstas foram entregues. 

“O grande problema de Mato Grosso hoje é a falta de mão de obra. É um problema bom, é. Mas isso tem efeito nas obras públicas. Neste ano, cobramos empresas para avançar com obras, encerramos contratos sem respostas e a segunda empresa contratada teve o mesmo problema”, afirmou. 

O Brasil acumulou 1.914.467 postos de trabalho de janeiro a novembro. Os estados com maior saldo foram São Paulo (mais 551.172 empregos, com crescimento de 4,2%), Minas Gerais (saldo de 187.866) e Rio de Janeiro (mais 165.701).    

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes