Principal

Mais de 80% dos acidentes de trânsito têm relação com uso de álcool

3 minutos de leitura
Mais de 80% dos acidentes de trânsito têm relação com uso de álcool

Divulgação/PJC-MT

acidente de trânsito

 

Na Grande Cuiabá, mais de 80% dos acidentes de trânsito estão relacionados ao uso do álcool pelos motoristas, segundo levantamento realizado pela Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran).

A análise revelou que, dos 670 inquéritos policiais instaurados neste ano, dos quais 472 foram concluídos, 80% referem-se a casos de embriaguez ao volante, 5% são de lesão corporal com condutor sob efeito de álcool e 15 % referem-se a mortes.

As maiores vítimas, no caso, são motociclistas com mais de 30 anos. Dados da Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) indicam que, no primeiro semestre, ocorreram 100 mortes na capital e em Várzea Grande.

A região metropolitana de Cuiabá que, além da capital, engloba os municípios de Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento, registra uma frota de aproximadamente 574 mil veículos, contabilizada até julho deste ano, conforme o Detran.

Nesses primeiros sete meses, as 21 operações de Lei Seca realizadas resultaram na abordagem de 2.257 veículos, ou seja, a probabilidade de um motorista ser parado por uma blitz é de uma a cada 254 carros.

Na maior capital do país, São Paulo, que possui uma frota de aproximadamente 8,5 milhões de veículos, em 2016 foram realizadas 146 mil abordagens, o que significa que, a cada 58 veículos, um é abordado em blitz. Os números são da Polícia Militar e Detran.

As operações de Lei Seca realizadas na região metropolitana de Cuiabá neste ano resultaram na prisão em flagrante de 85 pessoas até o momento. Em 2016, somente na capital, foram 116 prisões em flgrante.

Os casos correspondem aos motoristas que foram pegos no etilômetro ou àqueles que se recusaram a fazer o teste, mas apresentavam ao menos dois sinais de estado de embriaguez perceptível – como fala alterada, odor alcoólico, olhos vermelhos e andar trôpego, de acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito. As ações terminaram na notificação de 388 pessoas por embriaguez ao volante.

A operação Lei Seca teve início em 2014 e é resultado de uma parceria entre a Sesp, Polícia Militar, Batalhão de Trânsito da PM, Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Secretaria de Moblidade Urbana (Semob) de Cuiabá, Ministério Público Estadual (MPE), Detran e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Na região metropolitana da capital, de janeiro a junho, foram lavrados 738 autos de infração de trânsitos (AIT); contabilizadas 370 notificações por embriaguez; recolhidas 323 Carteiras de Habilitação (CNH); apreendidos 316 veículos e realizados 2.085 testes de alcoolemia (bafômetro).

A arrecadação com as multas das infrações administrativa e criminal é estimada na ordem de R$ 1.085.839,00. O dinheiro deve ser revertido para políticas públicas de prevenção e educação no trânsito.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes