Principal

Maggi e Temer dão explicações a países importadores da carne brasileira

2 minutos de leitura
Maggi e Temer dão explicações a países importadores da carne brasileira

Assessoria

Blairo Maggi e Michel Temer

 

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi (PP), se reúne no domingo (19), às 17h, com o presidente Michel Temer (PMDB), e embaixadores de países importadores de carne brasileira, no Palácio do Planalto. A intenção é manter os mercados consumidores da carne produzida no país, depois da  Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

A operação repercutiu em diversos países. A União Europeia, por exemplo, está cobrando explicações do Brasil, enquanto associações de produtores europeus dispararam críticas aos padrões sanitários da carne brasileira. O bloco quer informações sobre o que as investigações apontaram e se as vendas ao exterior também têm sido alvo de propinas por parte de empresas. 

Antes da reunião com os países consumidores, há um encontro preparatório na tarde deste domingo (19) para definir ações a serem tomadas respeito da operação. Segundo a assessoria do ministério, eles vão adotar novas medidas que tragam maior segurança à população e também ao consumidor do mercado externo.

Participam do encontro representantes do setor do agronegócio, especialmente da produção de proteína animal, como os presidentes da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), Antonio Camardelli, da ABPA (Associação Brasileira da Proteína Animal), Francisco Turra, além do presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), João Martins.

Um dos objetivos é discutir também a extensão dos problemas denunciados pela Polícia Federal na sexta-feira (17). O ministro Blairo Maggi determinou que três funcionários da Consultoria Jurídica do ministério viajassem para Curitiba (PR), onde estavam centralizadas as investigações da PF, a fim de obter laudos periciais dos produtos relacionados na operação. Técnicos da área de Inspeção Sanitária trabalharam neste sábado para obter detalhes do processo, que tem 350 páginas.

Atualizada às 17h07.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes