Eleições

Lúdio Cabral anuncia pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá

O diretório do PT de Cuiabá decidirá até outubro quem será o candidato do partido à Prefeitura de Cuiabá, Lúdio ou Rosa Neide

2 minutos de leitura
Lúdio Cabral anuncia pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá
(Foto: Reinaldo Fernandes / O Livre)

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) anunciou hoje (31) sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Ele inicia uma disputa no partido com a professora Rosa Neide (PT).

“Depois de uma jornada em Brasília, para amadurecer a minha decisão, eu passo a pré-candidato a prefeito de Cuiabá em 2024. Agora vou trabalhar para viabilizar o meu nome no partido e com aliados”, disse.

A ex-deputada federal Rosa Neide anunciou sua pré-candidatura no início do ano, impulsionada pela expressiva votação para a Câmara Federal.

O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) tem até o início de outubro para escolher seu nome e apresentá-lo à direção nacional.

“O PT tem critérios para resolver a escolha, e um deles será a pesquisa [de intenção de votos]. Mas, eu e Rosa vamos conversar muito para quando anunciarmos a escolha fazermos isso juntos”, afirmou.

O problema da federação

Mas, o consenso no PT será somente o primeiro passo para a definição válida dos integrantes da federação PT, PV e PCdoB.

Em Cuiabá, as siglas estão em desacordo desde a formalização do grupo para a eleição do ano passado. O atrito mais intenso acontece entre PT e PV.

Os petistas são adversários da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o PV faz parte do mandato, com o presidente da sigla, José Roberto Stopa, como vice-prefeito.

Lúdio entra na articulação de sua candidatura com ênfase na dicotomia “mudança ou continuidade” da gestão de Emanuel. Em nível partidário, a posição representa nova força ao desacordo entre PT e PV.

“É um assunto que vamos ter que resolver, não dá para seguir com as duas. Vou buscar diálogo e espero não ter que transferir esse problema para nível nacional”, disse.

A federação é uma espécie de casamento entre partidos com duração mínima de 4 anos, diferente das alianças que podem ser desfeitas logo após o dia de votação.

Para a Justiça Eleitoral, os membros de uma federação têm status de um único partido e podem ter apenas um concorrente para prefeito.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes