Política

Federação diz que terá pré-candidato em Cuiabá até o fim do ano, mas continua longe de consenso

PT, PV e PCdoB tem ao menos três nomes internos para concorrer a prefeito, mesmo assim buscam alternativa de fora

2 minutos de leitura
Federação diz que terá pré-candidato em Cuiabá até o fim do ano, mas continua longe de consenso
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

A federação PT, PV e PCdoB deve definir até o fim do ano quem será o candidato a prefeito de Cuiabá. O grupo continua distante de um consenso, ainda cogitando uma nova filiação para robustecer a relação entre os partidos.

A ex-deputada federal Rosa Neide (PT) e o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) são os mais cotados para comandar a campanha, mas o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) corre por fora nas articulações.

A novidade seria uma possível filiação do deputado estadual Eduardo Botelho, de saída do União Brasil, para concorrer pela federação. Botelho confirmou esta semana que tem conversado com Rosa Neide sobre a viabilidade de uma chapa encabeçada por ambos, como prefeito e vice.

Botelho entraria com o prestígio de bons números nas pesquisas de intenção de votos divulgadas neste ano e pelo destaque dele como presidente da Assembleia Legislativa. Seria um personagem que poderia dar mais coesão às siglas.

“Rosa Neide disse que tem uma questão de federação e estão trabalhando com a possibilidade de ter candidatos. Eu não estou querendo tirar a candidatura de ninguém. Eu estou pronto para conversar, foi a única coisa que disse pra ela”, afirmou.

PT, PV e PCdoB terão que chegar a um consenso para lançar candidaturas a prefeito no próximo ano. Eles estão amarrados pelo contrato de federação assinado no passado. A regra estipulada pela Justiça Eleitoral é que o acordo deve durar no mínimo quatro anos, até 2026.

O problema em Cuiabá é que a federação foi imposta de cima para baixo e desde o início da negociação, em 2022, alguns integrantes dos três partidos encontram inconsistência na união entre si.

“As rusgas são normais, mas estamos discutindo o meu nome e o de Stopa para sair candidato pela federação”, afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes