Eleições

Justiça suspende propaganda em que Abílio acusa Emanuel de coagir servidores

Áudio atribuído à prima do prefeito - divulgado publicamente em rádio e TV - apresenta indícios de manipulação, disse o juiz

1 minuto de leitura
Justiça suspende propaganda em que Abílio acusa Emanuel de coagir servidores
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Juiz da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Geraldo Fidélis determinou nesta terça-feira (24) que o candidato a prefeito de Cuiabá, vereador Abílio Júnior (Podemos), suspenda imediatamente uma propaganda eleitoral exibida em rádio e TV que acusa o prefeito e candidato à reeleição, Emanuel Pinheiro (MDB), de utilizar a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde para coagir servidores públicos e obter apoio político.

Em caso de eventual descumprimento, foi estipulado pagamento de multa diária de R$ 10 mil.

Nos últimos dias, Abílio apresentou uma denúncia narrando que a prima do prefeito, Miriam Pinheiro, estaria coagindo servidores públicos municipais a apoiar Emanuel, sob pena de todos serem demitidos. Um áudio supostamente com a voz de Miriam Pinheiro foi exibido na propaganda eleitoral.

O magistrado acolheu o argumento de que a maneira como a denúncia foi exibida viola a legislação eleitoral, uma vez que, apresenta fortes indícios de adulteração. Além disso, ressaltou que a suspensão da propaganda eleitoral não fere o direito de manifestação política, mas serve para evitar que um material manipulado tenha o condão de influenciar eleitores.

“Em outras palavras, não se veda noticiar fatos, nem, tampouco, permite-se impedir críticas políticas – ainda que utilize expressões duras e contundentes, mas, tão somente, proíbe-se distorcê-los, como se deu no material acusado de irregular, para criar estados mentais, a fim de ganhar vantagem ou gerar prejuízo a outrem”, diz um dos trechos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes