Educação

Internet da Starlink conecta escolas de áreas remotas da Amazônia

ONGs viabilizam acesso à internet de alta velocidade da Starlink para escolas no Amazonas e Pará

2 minutos de leitura
Internet da Starlink conecta escolas de áreas remotas da Amazônia
(Foto de Agung Pandit Wiguna no Pexels)

Mais de 6 mil alunos de escolas públicas localizadas em regiões remotas do Amazonas e do Pará, este ano, terão acesso a internet. As unidades de ensino onde eles estudam foram conectadas à constelação de satélites da Starlink, empresa de Elon Musk.

A inicitiva partiu do Instituto Escola Conectada e a MegaEdu, duas organizações não governamentais, que uniram forças para proporcionar acesso à internet de alta velocidade a 100 escolas no Amazonas e no Pará.

E se você acha que a empreitada foi simples, está enganado!

A ideia começou a ganhar forma em 2020 e desafios logísticos fizeram o projeto durar mais de 8 meses. Um dos maiores obstáculos foi o transporte das antenas da Starlink até a cidade de Manicoré, no Amazonas. Lá, só é chegar por via fluvial ou aérea. Para superar essa dificuldade, as antenas tiveram que ser enviadas primeiro para Manaus. Depois, foram transportadas em uma balsa.

Constelação de satélites

A tecnologia da Starlink utiliza uma constelação de satélites de baixa órbita e permite oferecer internet de alta velocidade e baixa latência em locais onde o acesso era caro ou inexistente. Atualmente, o serviço está disponível em mais de 50 países.

LEIA TAMBÉM

O Instituto Escola Conectada já tinha parceria com 9 provedores de internet. Com a inclusão da Starlink, são quase 70 mil alunos impactados e mais de 200 escolas públicas conectadas, em 18 municípios de diferentes estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais, Pará, Amazonas e Roraima.

A MegaEdu, por sua vez, surgiu em 2021 e já teve um impacto significativo, ajudando mais de 5 mil escolas a se conectarem a velocidades adequadas de internet. A organização também trabalha em estreita colaboração com governos estaduais e municipais e participa de políticas importantes, como o 5G, o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) e o Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC).

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
1
Inspirado

Principais Manchetes