Cidades

Incêndio atinge divisa do Santuário de Elefantes em Mato Grosso

Nota da instituição diz que os 6 animais que moram no local estão seguros

3 minutos de leitura
Incêndio atinge divisa do Santuário de Elefantes em Mato Grosso
(Foto: Instagram / Elefantes Brasil)

Um incêndio acidental, que teve início na quinta-feira (28), atingiu os fundos da propriedade do Santuário de Elefantes – Brasil (SEB), que tem aproximadamente 1.200 hectares e está localizado na Chapada dos Guimarães (70 km de Cuiabá).

De acordo com o SEB, o incêndio começou quando um vizinho queimava entulhos de construção em uma propriedade rural que faz divisa com o terreno do santuário.

Ao sair rapidamente do controle, o fogo se espalhou até a divisa do local de refúgio dos animais. Os administradores da propriedade garantiram, porém, que o incêndio está no ponto mais distante do habitat dos elefantes.

“O local onde o incêndio está localizado é um terreno difícil de atravessar a pé, dificultando assim o seu combate. Então, os passos iniciais foram monitorá-lo e deixá-lo queimar até um local onde os bombeiros pudessem chegar até ele [o incêndio]. Ou, se a situação piorasse, usar uma aeronave para derrubar água sobre o local”, diz a nota do Santuário dos Elefantes do Brasil.

Na rede social da instituição, os representantes do Santuário de Elefantes compartilharam com internautas detalhes sobre o incêndio e o monitoramento realizado desde que começaram a sentir cheiro de fogo. As mensagens informam os defensores de animais que os elefantes estão seguros.

“A informação mais importante é que os elefantes estão seguros. Eles estão muito longe da vegetação em chamas. Nenhum deles está respondendo negativamente ao que está acontecendo à distância, não há cheiro forte de fumaça perto deles, e o ar está limpo”, diz o SEB.

O presidente e cofundador do santuário no Brasil, Scott Blais, captou remotamente imagens aéreas do incêndio com um drone de propriedade do santuário. Com o equipamento, é possível precisar a que distância o fogo está e qual a dimensão dele. Os vídeos foram enviados ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, e os agentes “teriam ficado surpresos com a rapidez com que [o fogo] parecia estar se espalhando”, diz a nota.

Combate ao incêndio no Santuário

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) divulgou hoje (30) que está em ação para combater o incêndio desde a tarde da quinta-feira (28). Ao todo, 8 bombeiros militares especialistas em combate a incêndios florestais estão em campo, com viaturas devidamente equipadas, combatendo as chamas que atingem o santuário.

Para monitorar de perto a situação, especialistas em Geo-processamento de incêndios Florestais estão realizando acompanhamento constante da área afetada por meio de tecnologia de satélite utilizado na Sala de Situação Central de Cuiabá (SSC).

Segundo os bombeiros, o monitoramento proporciona uma compreensão abrangente da extensão do incêndio, permitindo uma melhor alocação de recursos e uma resposta mais eficaz no combate ao fogo.

Na manhã de ontem (29) foi realizado um sobrevoo na região com o apoio do CIOPAER (Centro Integrado de Operações Aéreas) para obter uma visão abrangente da área afetada. A partir dessa análise aérea, foram identificados focos de maior intensidade e áreas prioritárias para o combate às chamas.

Santuário dos Elefantes
A organizaçãoSantuário abriga atualmente seis fêmeas  (Foto: Instagram/Elefantes Brasil)

Santuário de Elefantes

O Santuário de Elefantes – Brasil é o primeiro  e único santuário de elefantes na América Latina. O projeto é conduzido pelo Global Sanctuary for Elephants (GSE) e pela ElephantVoices, ambas organizações internacionais dirigidas por especialistas nestes animais.

Atualmente, a organização sem fins lucrativos abriga 6 elefantes fêmeas de espécie asiática.

Os animais residentes no santuário, resgatados de circos, zoológicos e de um ecoparque na Argentina, são Bambi, Lady, Maia, Mara, Guillermina e Rana, e têm idades que variam de 23 e 61 anos.

(Com informações da Agência Brasil e da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes