Carregando...
Leis e JustiçaMato GrossoPolítica

Impostos: proposta de Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional não é boa para Mato Grosso

Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

Mato Grosso ficará com a menor compensação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR), pelos critérios do relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM).

O relatório apresentado esta semana não traz uma regra que leva em conta a situação de Mato Grosso. São Paulo, Minas Gerais e Bahia, estados com população mais densa, são os maiores comtemplados.

O Fundo de Desenvolvimento é um mecanismo criado na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma tributária para amenizar as perdas de receita dos estados no novo sistema tributário, a partir de 2033.

LEIA TAMBÉM

A versão aprovada na Câmara dos Deputados estabelece o Fundo de Participação dos Estados (FPE) como um critério, que beneficia mais os estados com menores renda per capita.

Os estados mais ricos articularam para que fosse colocado outro critério na PEC. O senador Eduardo Braga incluiu a densidade da população como um critério a mais. Agora, 70% do fundo deve ser distribuído pelo FPE e 30% pela população.

Mato Grosso não está dentre os estados com alta concentração de habitantes – segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são 3,6 milhões de pessoas –, mas tem renda per capita elevada, na comparação com outros estados, por causa da produção do agronegócio.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Esportes

Prefeitura define as 4 ruas de Cuiabá que terão telões para o jogo do Brasil; veja a lista

Vencedoras do concurso ganham estrutura completa com tendas, cadeiras e água gelada para a partida desta segunda-feira (29), às 13h
Economia

Abilio tenta barrar reajuste da Águas Cuiabá e aciona MP contra aumento de até 20%

Prefeito afirma que município esgotou medidas administrativas após decisão arbitral baseada em parecer de 2024. Suspensão agora depende da Justiça
Geral

Prefeitura distribui 200 marmitas quentes e cobertores para pessoas em situação de rua no Porto

Equipes da Assistência Social intensificaram o acolhimento durante a queda de temperaturas na capital. Famílias acompanhadas pelo CRAS também recebem doações
Geral

Perícia descarta crime e conclui que pane elétrica causou incêndio em depósito da Prefeitura de VG

Fogo que destruiu alimentos e materiais escolares no último dia 17 começou na fiação de uma câmara fria. Prédio já foi liberado para a Polícia Civil