Principal

Iceberg maior que Cuiabá e Várzea Grande se desprende da Antártida

2 minutos de leitura
Iceberg maior que Cuiabá e Várzea Grande se desprende da Antártida

John Sonntag/NASA

Iceberg

Vista aérea da fenda de 130 km na plataforma de gelo Larsen C, na Península Antártica

Um iceberg de 5,8 mil quilômetros quadrados e mais de um trilhão de toneladas — um dos maiores já observados — se desprendeu do segmento Larsen C da Antártida, informaram nesta quarta (12) os cientistas que acompanham o fenômeno. A espessura do iceberg varia de 200 a 600 metros.

A placa de gelo é maior que as cidades de Cuiabá e Várzea Grande juntas, cuja área total é de 4.339 km², segundo dados o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em comunicado, os especialistas do projeto Midas, da Universidade Swansea, do País de Gales, afirmaram que o desprendimento final aconteceu entre 10 e 12 de julho e foi detectado por um satélite da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. O iceberg deve ser denominado A68. Segundo os pesquisadores, a placa de gelo não deve aumentar o nível do mar imediatamente.

“É difícil prever o que vai acontecer com o iceberg. Ele pode continuar em um único pedaço, porém é mais provável que se quebre em vários fragmentos. Parte do gelo pode continuar na área por décadas, enquanto outras partes do iceberg podem flutuar em direção ao norte e às águas mais quentes”, declarou Adrian Luckman, chefe do Projeto Midas.

Martin O’Leary, pesquisador especialista em glaciares da Universidade de Swansea, disse que não há informações de que o despreendimento do iceberg esteja relacionado com alguma mudança climática induzida pelo homem.

Veja abaixo imagens aéreas do iceberg:

YouTube video

 

 

 

 

 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes