Cuiabá

Guerra dos modais: Governo inicia obra do BRT em Cuiabá e prefeitura anuncia comissão para VLT

Traçado começa pela avenida do CPA, parte da primeira linha do modal com ligação à Várzea Grande

2 minutos de leitura
Guerra dos modais: Governo inicia obra do BRT em Cuiabá e prefeitura anuncia comissão para VLT
(Foto: Sinfra-MT)

O governo de Mato Grosso anunciou hoje (16) o início de trabalhos para a instalação do sistema do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) em Cuiabá. Os serviços para um novo modal de transporte público reiniciam mais de 10 anos após a para paralisação das obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). 

Mas deve continuar a disputa entre governo e prefeitura. O prefeito Emanuel Pinheiro publicou pela manhã um decreto para a criação de uma comissão de análise do VLT, somente na Capital. Os anúncios ocorreram praticamente ao mesmo tempo. 

Os serviços para o BRT partem da avenida do CP, na área próxima ao Comando Geral da Polícia Militar. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sinfra) informou que a obra começa pela drenagem no canteiro central, depois passa para a construção da pista de concreto, em seguida a remoção da capa asfáltica e execução da terraplanagem. 

O traçado faz parte da primeira linha do modal, que ligará o terminal do CPA ao terminal de Várzea Grande. O ramal passará pelas avenidas do CPA, Tenente Coronel Duarte e XV de Novembro, em Cuiabá. 

Comissão da prefeitura 

O governo estadual trabalha com a autorização da Justiça e de órgãos fiscalizadores. Na decisão mais recente, o conselheiro Valter Albano determinou que o prefeito Emanuel Pinheiro “pare de criar dificuldades” para a execução do projeto. 

Emanuel ainda tenta negociar o VLT com o governo federal com a inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele diz que foi chamado hoje à Brasília para uma reunião sobre a proposta. 

Em vídeo postado na semana passada em redes sociais, o ministro das Relações Institucionais disse, junto com o prefeito, que iria analisar o pedido. Mas, não há informação de que a reunião convocada hoje faça parte dessa conversa. 

A comissão técnica para o VLT é baseada nessa negociação do prefeito, que comandará o grupo. A prefeitura diz ter um novo projeto para o modal, com trilhos até a região do Distrito Industrial. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes