Política

Governo assina decreto que obriga filmagem de treinamentos aquáticos das forças policiais

Decreto recebeu o nome do soldado Lucas Veloso Peres, morto durante uma instrução de salvamento no fim de fevereiro

1 minuto de leitura
Governo assina decreto que obriga filmagem de treinamentos aquáticos das forças policiais
(Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT)

O governador Mauro Mendes assinou o decreto que torna obrigatória a filmagem de treinamento das forças policiais, bombeiros e polícias militar e civil. A regra entra em vigor a partir da publicação. 

Os responsáveis pelos treinamentos deverão gravar em áudio e vídeo todas as atividades que envolvam algum risco para os formandos e para os instrutores. E a gravação deverá ser armazenada para ocasional consulta. 

Conforme o decreto, os treinamentos aquáticos de alto risco da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), do Corpo de Bombeiros Militar, das Polícias Militar, Judiciária Civil e Penal de Mato Grosso deverão ser gravados.  

A mudança na regra foi decretada após a morte do soldado dos bombeiros Lucas Veloso Peres, durante uma instrução de socorro de sobrevivência, no fim de fevereiro.  

Conforme o Corpo de Bombeiros, o soldado passou mal no treinamento e teria sido socorrido até o hospital, mas morreu. O laudo pericial aponta morte por afogamento. Um caso semelhante ocorreu em 2016 e causou a morte do soldado Rodrigo Claro. 

Nesta semana, o governador Mauro Mendes recebeu o pai de Lucas Veloso, Cleovimar Veloso, e ele disse que foi feito um pedido de desculpas em nome da instituição dos bombeiros. 

“O decreto, inclusive, foi nomeado com o nome do Lucas Veloso e a partir de hoje todos os exercícios que incorrem algum risco vai ser filmado. A gente está tendo um pontapé [na regulamentação dos treinamentos] que é este decreto. Foi dito que vão fazer uma lei e essa lei vai ser ampliada”, disse Cleovimar. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
1
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes