Principal

Garimpeiros invadem Serra da Borda pela 4ª vez

2 minutos de leitura
Garimpeiros invadem Serra da Borda pela 4ª vez

Rodrigo Vargas/O Livre

Garimpo 02

Garimpeiro observa túnel aberto ilegalmente na Serra da Borda, em outubro de 2015

O garimpo da Serra da Borda, a 422 quilômetros de Cuiabá, foi invadido novamente. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) confirma que há pessoas ocupando ilegalmente o garimpo. Porém, não informou a quantidade de invasores no local.

A quarta invasão no garimpo de ouro, apesar de ter sido confirmada só neste final de semana, começou dias depois que policias desocuparam o local, em 24 de janeiro passado. A Secretaria comunicou ao Ministério da Justiça a nova invasão da área.

Não há até o momento registro de emprego de violência por parte dos garimpeiros. Informações da Polícia Militar do município apontam que mais de 500 pessoas estão na área.

Segundo a PM, até sexta-feira (3) havia movimento de populares na principal estrada de acesso ao garimpo. A última desocupação da área ocorreu por determinação da Justiça Federal de Cáceres, distante 210 quilômetros de Cuiabá.

O governo de Mato Grosso cumpriu a determinação e confirma que a área é de abrangência da União e responsável por manter a segurança local.

As mineradoras Taraucá Indústria e Comércio S/A e Santa Elina Indústria e Comércio Ltda têm autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para realizar pesquisas. Na última invasão, uma milícia armada de Rondônia, acostumada a prestar serviços de escolta de aviões carregados de cocaína pra o PCC, havia sido contratada por garimpeiros para expulsar os seguranças das mineradoras do local. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes