Fotógrafo e jornalista lançam livro sobre os Mascarados de Poconé

Lançamento ocorre nesta quinta-feira (25), no Sesc Poconé

O fotógrafo Edilberto Magalhães e a jornalista Karina Arruda realizaram registro documental de uma das manifestações populares mais importantes de Mato Grosso, a dança dos Mascarados de Poconé. O trabalho rendeu um livro, que será lançado nesta quarta-feira (25), às 19h, no Sesc Poconé. À ocasião, os dançarinos fazem uma performance.

Nascido em Poconé (município a 100 km de Cuiabá) há cerca de 2 séculos, o folguedo é executado exclusivamente por homens e carrega em si um mistério histórico, com a ocultação da identidade dos dançarinos por meio do uso de máscaras.

O fotógrafo, também conhecido como Dudu Magalhães, diz que o livro é uma verdadeira declaração de amor à cultura mato-grossense e colabora com a sua divulgação. “Sempre fomos muito ligados a este segmento. Já produzimos outros projetos e a ideia do livro surgiu há alguns anos quando vimos uma apresentação da Dança dos Mascarados em Cuiabá. Nos encantamos desde o primeiro momento e quando soubemos do edital Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 percebemos que seria a oportunidade ideal para realizar o projeto”, conta.

Segundo ele, haverá ainda a impressão de uma segunda edição com uma versão ampliada. “O curto prazo não nos permitiu juntar todo o material produzido. A ideia é fazer outra edição, com a divulgação de novas imagens e texto”.

O projeto é realizado a partir de uma proposta de edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte), por meio do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 – um dos mais importantes da área a nível nacional – e apoio do Sesc Pantanal. Em versão impressa e digital, o livro tem tradução para o inglês e pode ser baixado gratuitamente pelo site www.mascaradosdepocone.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMPE entra com ações contra 7 flagrados recebendo dinheiro de Silval
Próximo artigoRock pantaneiro e hardcore paulista agitam o Kartell na sexta-feira

O LIVRE ADS