Força-tarefa tira até pneu de bueiros da Trincheira do Tijucal

Secretário de Obras lembra que ações simples, como jogar o lixo no lixo, poderiam evitar alagamentos

Foto: Davi Valle / Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá e a concessionária de saneamento do município, a Águas Cuiabá, realizaram uma força-tarefa para desobstruir as bocas de lobo que drenam a água da chuva no Complexo Viário Walter Rabello, a popular Trincheira do Tijucal. Desde setembro do ano passado, o local sofreu diversos alagamentos que resultaram, muitas vezes, na interdição do trânsito.

A ação de limpeza das bocas de lobo e bueiros, realizada na sexta-feira (15), precisou de maquinário pesado. De acordo com a secretaria de Obras Públicas do município, terra e lixo – o que incluiu até pneus – foram retirados das tubulações. Outros pontos de risco também devem passar pelo mesmo tratamento, conforme o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

“As chuvas estão muito acima da média e, com isso, a área urbana sofre. Nossa função é criar soluções e a soma de esforços é o caminho mais eficiente neste sentido”, pontuou o emedebista.

Diretor-geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabriani completou dizendo que a intenção é que o “impacto à mobilidade e à segurança dos pedestres e dos veículos, em caso de eventuais novas situações de fortes chuvas, seja o menor possível”.

Para desobstruir a rede de esgoto, a concessionária e a secretaria têm usado caminhões hidrojato – que expelem jatos de água em alta pressão -, além de material humano. De acordo com a Pasta, por mês, essas equipes têm feito uma média em de 100 atendimentos.

“Estamos trabalhando pela comunidade, mas precisamos do apoio de todos. No que se refere às redes de drenagem, todo cidadão pode colaborar com uma atitude simples e fundamentais como jogar o lixo apenas no lixo. Isso faz uma grande diferença”, lembrou o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorProdução orgânica e a um preço mais em conta: conheça a Horta Terra Estrela
Próximo artigoJuju Salimeni é condenada por não comparecer em evento em MT; confira as mais lidas da semana

O LIVRE ADS