Principal

Força Aérea Brasileira é acionada para o resgate de cuiabanas e mais 22 brasileiros

3 minutos de leitura
Força Aérea Brasileira é acionada para o resgate de cuiabanas e mais 22 brasileiros

Reprodução

Furacão Irma em Tortola, cuiabanas pedem ajuda

Tortola depois da passagem do Irma

Pai de duas filhas cuiabanas que se encontram na ilha caribenha de Tortola, uma das regiões prejudicadas pela passagem do furacão Irma nos últimos dias, o pastor Uziel Bandeira espera que até esta terça-feira (12) as irmãs já estejam com a família na capital mato-grossense.

Além de Samara Cristina Nunes Bandeira, 17 anos, e Sara Cristina Nunes Bandeira Joseph, 24 anos, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deve resgatar pelo menos outros 22 brasileiros que estão na área, comunicou o Itamaraty.

A aeronave partiu do Brasil nesta segunda-feira e deve deixar o Caribe às 15h desta terça (horário de Cuiabá), a partir do aeroporto da ilha de Saint Martin, devido aos estragos causados pelo furacão ao aeroporto de Tortola. A região pode ser atingida por novos furacões nos próximos dias.

O avião da FAB aterrissa primeiramente em Brasília. “Ainda não sabemos como será o procedimento depois que chegarem ao Brasil, se, por exemplo, o governo irá auxiliar com voos para as cidades de origem dos passageiros. Mas só de estarem aqui já é um alívio. Vamos nos organizar e, se tudo der certo, até amanhã estaremos juntos”, relatou o pastor, que é da Igreja de Deus, do bairro Novo Milênio.

Ele contou que tem estado em contato com as filhas de forma esporádica, pois os serviços de comunicação da ilha funcionam precariamente. Elas, contudo, já foram informadas do resgate. Um engenheiro que mora na região está auxiliando o Itamaraty a reunir todos os brasileiros.

Sara reside na ilha há cinco anos e é casada com um morador local, com quem tem um bebê de dois anos. Samara estava em companhia da irmã desde junho e pretendia passar um ano em Tortola.

Segundo o pastor, a casa onde Sara vivia com a família foi totalmente destruída e, desde a última quarta-feira, o grupo encontra-se abrigado em um hotel, junto com outras famílias que também perderam os lares com a passagem do Irma.

Foi a primeira vez que a região foi atingida por um furacão de categoria 5, considerada a de maior destruição.

Além de Tortola, demais áreas da região caribenha foram afetadas pelo furacão Irma (como regiões em Cuba, Bahamas, Porto Rico, Haiti, República Dominicana, Antígua e Barbuda e territórios da França e Holanda), além dos estados da Flórida e Geórgia, nos Estados Unidos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes