Principal

Fé e encontro nas escadarias da Igreja do Rosário

2 minutos de leitura
Fé e encontro nas escadarias da Igreja do Rosário

Ednilson Aguiar/O Livre

Lavagem das escadarias

Ritual, que significa purificação, congregou representantes de diversas religiões

A região da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, no centro histórico de Cuiabá, viveu um sábado de festa, música, cor e de encontro entre diferentes maneiras de expressar a fé.

Tradição das religiões afrobrasileiras, a cerimônia da lavagem das escadarias da igreja reuniu mais de 200 pessoas, que entoaram hinos e tocaram tambores em um ritual que não era realizado há 18 anos.

O evento foi promovido em conjunto pela Associação Umbandista de Mato Grosso, a Federação Nacional de Umbanda e dos Cultos Afro Brasileiros e a Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de Mato Grosso.

A lavagem é feita com uma mistura de água, flores e essências e tem o simbolismo da purificação. “Água é vida e purificação. Nós entendemos que é um momento da cultura, mas também de um resgate espiritual entre os povos também”, disse o sacerdote candomblecista Paulo Henrique de Oxumaré.

O pároco Marco Antônio de Oliveira Santos disse que a primeira tentativa de estabelecer a tradição da lavagem das escadarias se deu 1999, mas segundo ele “de forma tímida”.”Hoje essa proposta é pensada com várias mãos e cabeças”, relata.

Segundo ele, a celebração resgata a história da devoção a São Benedito, que a princípio foi cultivada pelas comunidades africanas e afrodescendentes. “Esse carinho cresceu tanto que suplantou a devoção à padroeira da paróquia, que é Nossa Senhora do Rosário”, disse.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes