Etanol made in MT

Instalada em Nova Mutum, indústria passa a ser 16ª usina de etanol de milho em funcionamento no país

Inpasa é a mais nova usina de etanol de milho em Nova Mutum (Foto: Nilvan Apolo/Inpasa)

Mais uma usina de etanol de milho iniciou atividades no Brasil. A unidade da Inpasa Brasil, localizada em Nova Mutum (a 242 km ao norte de Cuiabá), começou a operar nesta quarta-feira (26).

A capacidade é para produção de 890 m³ por dia de etanol hidratado. São 275 empregos diretos gerados e pelo menos três vezes mais de forma indireta.

A planta industrial em Nova Mutum recebeu o investimento de R$ 550 milhões e movimentou cerca de dois mil empregos durante a fase de obras.

É a segunda unidade da empresa em Mato Grosso. A primeira está localizada em Sinop (500 km de Cuiabá), com produção de 560 milhões de litros de etanol de milho ao ano.

Com a entrada em operação da unidade da Inpasa em Nova Mutum, o Brasil passa a ter 16 usinas de etanol de milho em funcionamento. A União Nacional do Etanol de Milho (Unem) projeta que no ciclo 2020/2021 sejam produzidos 2,5 bilhões de litros.

“Mesmo com a retração de demanda por combustíveis causada pela pandemia, a produção de etanol de milho cresceu 93% de janeiro a julho de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. Com a entrada em operação de quatro unidades ao longo deste ano, o setor ampliará sua capacidade instalada em mais de 1 bilhão de litros”, analisa o presidente da Unem, Guilherme Nolasco.

Em março, foi inaugurada uma usina em Sorriso (395 km de Cuiabá). Até o final do ano, há a previsão de outras duas indústrias começarem suas atividades.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTalento e força de vontade: cabeleireiro conta trajetória para o sucesso em Cuiabá
Próximo artigoTrabalhador perde dedos das mãos em acidente com máquina de limpar algodão