Principal

Estudantes doam cabelos a pacientes do Hospital do Câncer

2 minutos de leitura
Estudantes doam cabelos a pacientes do Hospital do Câncer

Ednilson Aguiar/O Livre

Fios de Alegria

Alunos da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, em Cuiabá, se mobilizaram na última segunda-feira (25/9) para levar um pouco de solidariedade aos pacientes do Hospital do Câncer.

Por meio do projeto “Fios da Alegria”, os estudantes promoveram, durante todo o dia, cortes de cabelo gratuitos para a confecção de perucas, a serem doadas às mulheres e crianças da instituição. Um dos efeitos colateriais do tratamento contra o câncer é a perda de cabelos.

“Uma das maneiras de elevar a autoestima e melhorar o estado psicológico daqueles que estão nessa situação difícil é minimizando as consequências decorrentes da medicação. O uso da peruca é uma alternativa que ajuda nesse processo”, afirmou Maria Clara Sampaio, 18 anos. Aluna do 3º ano do ensino médio, é a idealizadora da iniciativa.

Há quatro anos ela perdeu o pai, vítima de câncer. Maria conta que eles possuíam uma ligação forte e que nos últimos dias de vida dele, estiveram muito próximos. “Ele foi o meu primeiro paciente”, relatou a jovem, que sonha em estudar psicologia ou medicina.

Maria disse que, para divulgar a iniciativa, espalhou cartazes por pontos estratégicos da escola, passou de sala em sala ao menos três vezes durante um mês e se valeu das redes sociais.

Até às 11 horas, mais de 20 pessoas já haviam doado parte da cabeleira. De forma voluntária, sete profissionais se revezaram nos cortes, que seguiram até às 20h. Qualquer pessoa, aluno da escola ou não, pôde colaborar com a causa.

O “Fios da Alegria” foi concebido como resultado de um projeto iniciado pela professora de Língua Portuguesa da escola, Eliane Andrade da Silva, que estimulou os estudantes a pensar em ações que pudessem ajudar a comunidade.

Segundo ela, as perucas devem ser levadas ao Hospital do Câncer no próximo mês. “Os alunos estão atrás de patrocínio para que as perucas sejam confeccionadas”, contou.

Aluna do 2º ano do ensino médio, Tifani Gonçalves de Souza, 16 anos, foi uma das que não tituberam em doar parte do cabelo. “Fiquei até mais bonita”, brincou. “Espero que os meus cachos possam trazer um pouco de alegria a quem o usar”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes