Política

Empresário e servidores da Saúde: quem são os suspeitos de desviar remédios de UPA

Segundo a Polícia Civil, esquema de desvio usava uma janela nos fundos da UPA Ipase para liberar produtos em nome até de mortos

1 minuto de leitura
Empresário e servidores da Saúde: quem são os suspeitos de desviar remédios de UPA

Quatro pessoas foram presas hoje (22) pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deccor), por suspeitas de desvio de medicamento na saúde de Várzea Grande. 

Superintendente, empresário, farmacêuticos, auxiliares e motoristas estão na lista das pessoas suspeitas de desviar remédios da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Ipase para uma empresa do ramo. 

  • Mandados autorizados: A Polícia Civil cumpriu 4 mandados de prisão, 8 de busca e apreensão e 4 de suspensão do exercício profissional. Dentre os presos estão o empresário Fernando Gomes de Almeida Metelo, dono da Disnorma Comércio Atacadista de Medicamentos Ltda; o superintendente de Saúde de Várzea Grande, Oswaldo Prado Rocha, e os farmacêuticos Jackson Alves Lopes de Souza e Ednaldo Jesus da Silva, servidores da Saúde de Várzea Grande.
  • Operação Fenestra: Todos são investigados como suspeitos de desviar remédios da UPA Ipase para o empresário Fernando Gomes de Almeida Metelo. Em troca, eles supostamente receberiam propina. Os produtos eram entregues por meio de uma janela (Fenestra, em latim) aberta nos fundos da UPA, durante a pandemia.  
  • Indícios de crime: A Deccor começou a investigar as movimentações de medicamento em abril de 2022, após encontrar vestígios de desvio de medicamento. Segundo a investigação, há registros de saídas de medicamento irregulares no sistema de controle da UPA, em alguns casos com a liberação de produtos para pacientes mortos. 

Conforme a apuração da Deccor, os indícios indicam que o empresário utilizava “laranjas” para pagar vantagem indevida a agentes públicos, por intermédio de transferências bancárias e compra de veículo, visando a ocultação ilícita dos bens e valores. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
1
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes