Principal

Empresa planeja criar cidades flutuantes no Oceano Pacífico para que moradores “se libertem de políticos”

2 minutos de leitura
Empresa planeja criar cidades flutuantes no Oceano Pacífico para que moradores “se libertem de políticos”

Internet / Reprodução

Oceano Pacífico

Já se imaginou morando em uma cidade flutuante no meio do Oceano Pacífico? Esses são os planos de um consórcio de empresas americanas sob o nome de The Seasteading Institute, financiada entre outros pelo bilionário fundador do PayPal, Peter Thiel. Segundo o instituto a primeira cidade serviria como protótipo para as próximas e já começará a ser construída à partir de 2019.

Com o slogan “Abrindo a nova fronteira da Humanidade”, os organizadores tem o objetivo de criar nações independentes e sustentáveis nos oceanos, sem as tradicionais regulações governamentais e com a possibilidade de diferentes modelos de governo. Um plano foi firmado entre o consórcio e o governo da Polinésia Francesa, que aceitou um acordo de não intervenção na administração das novas cidades.

Originalmente as cidades flutuantes seriam implantadas em águas internacionais, que são por si só livres de regulamentações. Porém por dificuldades logísticas como a criação e transporte de infraestruturas longe da costa, além dos perigos climáticos, fizeram com que o projeto inicialmente fosse transferido para águas dentro do território da Polinésia Francesa.

Internet / Reprodução

Oceano Pacífico

“Os governos não melhoram. Estamos parados séculos atrás, porque a terra incentiva a criação de um violento monopólio para controlá-la”, disse Joe Quirk, presidente do Seasteading Institute. As plataformas abrigariam em seu interior casas, hotéis, escritórios, restaurantes e opções de lazer.

A arquitetura da ilha será formada por diferentes módulos, que podem ser encaixados ou desencaixados. O custo estimado é de US$ 15 milhões por módulo. O custo total do projeto deve chegar a casa dos US$ 167 milhões. Segundo a BBC, mais de mil pessoas já expressaram interesse em viver na nova ilha.

A previsão é que a primeira cidade modelo já esteja pronta em 2020. Assista abaixo a um vídeo promocional do projeto (em inglês):

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes