Cuiabá

Emanuel Pinheiro sanciona lei criando o “Dia em Memória às Vítimas do Coronavírus”

Prefeito considera que esta é uma alternativa solidária e humanizada encontrada pela Prefeitura de Cuiabá para sempre lembrar das vítimas da pandemia

2 minutos de leitura
Emanuel Pinheiro sanciona lei criando o “Dia em Memória às Vítimas do Coronavírus”
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

O prefeito Emanuel Pinheiro sancionou o Projeto de Lei nº 6.765/21, aprovado pela Câmara de Cuiabá, que visa homenagear as vítimas da pandemia da covid-19. A normativa, divulgada na Gazeta Municipal desta sexta-feira (14), institui no calendário oficial do município o Dia em Memória às Vítimas do Coronavírus, que será anualmente no dia 16 de Abril.

O prefeito considera que esta é uma alternativa solidária e humanizada encontrada pela Prefeitura de Cuiabá para sempre lembrar das vítimas queridas.

“A perda de um familiar ou de alguém próximo é sempre algo muito difícil para todos nós, deixando, muitas vezes, famílias despedaçadas com a perda de seus pais de famílias, mães, filhos, avós, avôs. Então fica aqui, a nossa sincera homenagem a cada cuiabano. Que Deus dê força para que vocês possam superar este momento e seguir em frente na esperança que dias melhores estão por vir e tudo isso vai passar”, disse Emanuel.

A costureira e dona de casa, Marilene Fontoura, moradora do bairro Parque Cuiabá, na Capital, há 27 anos, conta que já perdeu muitos amigos e parentes. Recentemente um sobrinho e cunhado não resistiram à luta.

“É muito complicado, não dá para explicar a dor. Perdi colegas, sobrinho, cunhado, conhecidos. Não é fácil, só quem passa por isso sabe a dor que a falta que a pessoa que se foi faz”, lamentou.

Marilene aproveitou ainda para reforçar a importância dos cuidados preventivos contra a covid-19, como por exemplo, isolamento social, uso de máscara facial, álcool em gel, bem como o distanciamento coletivo, comportamentos que ela considera de suma importância para a proteção da saúde.

Desde a abertura da vacinação em massa da população na cidade, mais de 900 mil pessoas já foram imunizadas, o que abrange a  primeira, segunda e terceira dose. Na segunda-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu o cadastro para que crianças entre 5 e 11 anos possam tomar os imunizantes.

Confira a publicação da lei na íntegra:

LEI Nº 6.765 DE 14 DE JANEIRO DE 2022

INSTITUI O DIA EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DO CORONAVÍRUS (COVID-19), NO
MUNICÍPIO DE CUIABÁ.

O PREFEITO MUNICIPAL DE CUIABÁ – MT: Faço saber que a Câmara Municipal aprovou
e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica inserido no calendário oficial do Município de Cuiabá o dia em memória às vítimas do CORONAVÍRUS (COVID-19), no município de Cuiabá, que será lembrado, anualmente no dia 16 de abril.
Art. 2º As autoridades municipais apoiarão a realização de atos públicos, em memória às vítimas do Coronavírus.
Art. 3º Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.

Palácio Alencastro, em Cuiabá-MT, 14 de janeiro de 2022.

EMANUEL PINHEIRO

PREFEITO MUNICIPAL

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes