Mato Grosso

Em posse, presidente da OAB resgata “grampolândia pantaneira” e promete cobrar respostas da Justiça

3 minutos de leitura
Em posse, presidente da OAB resgata “grampolândia pantaneira” e promete cobrar respostas da Justiça
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Na solenidade de posse para mais um triênio à frente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB-MT), realizada na sexta-feira (14), o presidente Leonardo Campos resgatou um dos maiores escândalos do atual governo, o esquema das escutas telefônicas clandestinas, conhecido como Grampolândia Pantaneira, e prometeu continuar cobrando respostas da Justiça, que investiga o caso a quase 600 dias.

Leonardo Campos classificou o esquema como um grande ataque à democracia e aos direitos constitucionais invioláveis do cidadão. “Fomos e somos os denunciantes desse esquema e vamos continuar acompanhando e exigindo resposta para este caso, que nem a OAB e nem a população esqueceu”.

Na oportunidade, o presidente reeleito também ressaltou que a nova gestão irá calcar o trabalho em um tripé, formado pela vigilância do Estado Democrático de Direito, defesa intransigente de uma advocacia uníssona e atrelada em todo o Estado, e aproximação com a sociedade.

“A OAB de Mato Grosso não tem partido. A OAB não é situação ou oposição, não é esquerda ou direita. Essa nova história traz um capítulo importante, que se chama ‘braço forte, destemido e independente’. A OAB de Mato Grosso foi protagonista no cenário social e institucional deste Estado. Hoje, a OAB é cada vez mais porta-voz da população mato-grossense e a caixa de ressonância das demandas sociais”, declarou.

Leonardo Campos também falou sobre o cerceamento dos direitos constitucionais de cidadãos mato-grossenses, que, em sua opinião, se deve à falta de infraestrutura, dificuldade de acesso à Justiça e às injustiças sociais. “Mas aqui obedecemos, de forma intransigente, o Estado Democrático de Direito, que é definido como a superação das desigualdades sociais e regionais e a instauração de um regime democrático que realize a justiça social”.

Prestigiando a solenidade, o governador eleito Mauro Mendes (DEM) destacou a união dos advogados de Mato Grosso, que entraram em consenso por uma chapa única nas eleições deste ano, pela primeira vez na história, e criticou a disputa pela disputa.

“Quando alguém consegue colocar o papel de uma instituição em prática tem que ter esse reconhecimento. O poder pelo poder é um caminho desapropriado para que possamos evoluir com a nossa democracia e a OAB tem um papel importante nesse campo, tem uma história marcada pela defesa da democracia”, ressaltou o democrata.

Mauro Mendes também defendeu mudanças na Constituição Federal de 1988. “Nossa Constituição precisará passar por uma profunda reflexão. O Brasil não suportará mais longos anos de erros e equívocos, cometidos não só por conta da Constituição, mas por falhas na administração pública”.

Nova diretoria

A OAB-MT conta com 18,6 mil advogados inscritos, sendo que a diretoria empossada na última sexta-feira (14) para o triênio 2019-2021 conta com 90 profissionais de todo o Estado. Mais de 40% do grupo é composto por advogados e advogadas com atuação no interior e 21 subseções estão representadas no conselho. Leonardo Campos foi reeleito ao cargo em 23 de novembro.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes