Internacional

Dina Boluarte assume a presidência do Peru e Pedro Castillo é preso

A vice-presidente assumiu o comando do país após o impeachment de Castillo

2 minutos de leitura
Dina Boluarte assume a presidência do Peru e Pedro Castillo é preso
(Foto: Reprodução)

Dina Boluarte assumiu a presidência do Peru, após o impeachment e prisão de Pedro Castillo. A política se tornou a primeira mulher a governar o país.

Eleita na chapa de Castillo, Boluarte estava na vice-presidência desde junho de 2021 e era ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social do Peru. A posse como chefe-maior do Estado aconteceu nessa quarta-feira (7), segundo o site El País.

Em seu discurso de posse, Boluarte definiu que o que houve no Peru foi uma “tentativa de golpe de Estado” por parte de Castillo, que foi barrado pelo Congresso. Em seu juramento, a nova presidente garantiu que restabelecerá o estado democrático de direito.

Prisão

Boluarte assume o governo do país em meio a uma forte crise política. Afinal, Castillo, que já enfrentava uma grande instabilidade, na tentativa de não ser afastado do cargo, dissolveu o Congresso, instaurou o toque de recolher e o governo de “emergência excepcional”, anunciando a realização de novas eleições para o país.

O partido político esquerdista que elegeu Castillo, o Perú Libre, definiu a medida como “um ataque a democracia”. Já o Tribunal Constitucional acionou as Forças Armadas para o “restabelecimento da ordem constitucional”. “Foi dado um golpe de Estado no mais puro estilo do século XX”, disse  Francisco Morales, presidente do Tribunal.

Após o anúncio de suas medidas, Castillo sofreu impeachment com mais de 100 votos a favor de sua saída. O, agora, ex-presidente e o ex-primeiro ministro Aníbal Torres foram presos por tentativa de golpe de Estado, ou seja, por suposto crime contra os “poderes do Estado e a ordem constitucional, modalidade rebelião.”

Na noite dessa quarta-feira, Castiilo foi transferido para a mesma prisão onde Alberto Fujimori, ex-presidente do país entre 1990 e 2000, condenado por crimes contra os direitos humanos.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes