Variedades

Dicas de como escolher um plano de saúde em 2022

4 minutos de leitura
Dicas de como escolher um plano de saúde em 2022

Encontrar um plano de saúde que melhor atende suas necessidades não é uma tarefa fácil para muitas pessoas.

 

Com a pandemia da covid-19, o segmento passou a ganhar usuários mês a mês de forma contínua, após anos de perda. Foram 2,2 milhões de novas adesões desde junho de 2020, totalizando 48,6 milhões de clientes até meados de dezembro do ano passado. Vamos analisar aqui as principais dicas para escolher um plano de saúde.

 

O mais importante é avaliar qual a real utilização do convênio. Se você não viaja muito, por exemplo, não é indicado contratar um plano de abrangência nacional ou internacional. Fazendo uma análise do que você realmente precisa em relação ao que as operadoras têm a oferecer, você encontrará o plano de saúde ideal para você e sua família.

Principais dicas para escolher o melhor convênio médico

1. Avalie suas necessidades

Embora isso possa parecer óbvio, muitas pessoas esquecem de avaliar suas reais necessidades com um plano de saúde. Assim, é preciso entender o que você precisa em relação à cobertura, rede credenciada, valores de reembolso e, claro, qual faixa de preço está disposto a pagar. Entender isso vai te dar uma visão mais objetiva diante de tantas opções.

2. Saiba como um plano de saúde funciona

Isso é importantíssimo para encontrar o plano de saúde ideal. Você pode mergulhar nos conteúdos de comparação entre eles e nos detalhes que você precisa se atentar ao cogita-los. Tire todas as suas dúvidas sobre convênios e anote todos os pontos que mais te chamaram atenção.

3. Afinal, qual o melhor tipo de cobertura?

Quando falamos em melhor custo-benefício, é necessário avaliar qual o plano de saúde que melhor atenderá suas necessidades, mas que seja o mais econômico. Uma forma de fazer isso é através dos tipos de cobertura e rede credenciada. Para isso, entenda quais os hospitais que você costuma usar. Se são poucos, regionais ou menores, você pode encontrar o melhor plano para você em uma categoria mais acessível.

 

Se você quer um plano de saúde que atenda o seu município, você poderá contratar um plano regional, que costumam ser mais baratos. Caso você seja um viajante e ame ir para outros países, o plano nacional e internacional provavelmente é o que mais terá a sua cara. Por isso, considere as modalidades e os benefícios oferecidos pelo plano e veja quais se encaixam melhor no que você procura.

 

 

4. Análise a rede credenciada

Você tem laboratórios, hospitais ou especialistas em mente? Independente do motivo que eles estejam na sua lista, busque planos que contenham esses locais e profissionais em sua rede credenciada. Esse é um passo importante para definir qual o plano ideal para você. Mais importante do que a quantidade de hospitais contidos na rede contratada, tenha certeza de que ela conte com opções de qualidade para te atender.

 

5. Leve em consideração as opções de reembolso

Se você pretende utilizar um serviço, um médico ou hospital que pode não estar coberto pela operadora ou seguradora, você terá de arcar com as despesas. Com esses extras, o gasto com saúde será maior do que o esperado. O reembolso não é obrigatório e, por isso, alguns planos não o oferecem, então fique atento.

 

Se você costuma ou pretende utilizar serviços fora da rede da operadora, tenha em mente uma média que você gasta por consulta e tratamento. Assim, procure por planos com reembolsos que cubram boa parte dessas despesas. Cada empresa oferece um valor diferente, podendo ser um preço fixo ou um percentual sobre o valor da consulta, por exemplo.

 

6. Confira os serviços adicionais

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é o órgão que regula as obrigatoriedades das operadoras e seguradoras de saúde. O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é o documento lançado para demonstrar publicamente quais serão os serviços cobertos pelos planos, o mínimo a ser oferecido.

 

Para garantir o seu diferencial no mercado, muitas operadoras oferecem coberturas adicionais para tornar o plano melhor e competitivo. Identificar esses planos de melhor custo-benefício, com mais serviços e preços compatíveis, te ajudará a escolher o plano de saúde ideal.

 

7. Faça uma cotação com um corretor

As operadoras não vendem seus planos. É necessário contar com a ajuda de um corretor que tenha vínculo com as empresas. Assim, encontre um profissional de sua confiança e solicite um orçamento. Além de orientar sobre qual plano é melhor, ele irá cuidar de toda a papelada para o seu contrato.

 

Faça uma cotação online de planos de saúde e descubra o plano que mais se adequa ao seu perfil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes