Política

Deputados federais de MT votam a favor da “minirreforma eleitoral”; veja o que muda

Proposta de minirreforma para 2024 foi aprovada ontem (13) na Câmara Federal, com flexibilização de regras

1 minuto de leitura
Deputados federais de MT votam a favor da “minirreforma eleitoral”; veja o que muda

Sete deputados federais de Mato Grosso votaram a favor da minirreforma eleitoral, que começou a ser votada ontem (13) na Câmara Federal. Apenas Emanuel Pinheiro Neto (MDB) não registrou voto, conforme o painel da Câmara.

A minirreforma propõe mudanças na legislação eleitoral para o próximo ano. Para isso, a proposta precisa ser sancionada até o dia 5 de outubro deste ano. Na primeira votação, ela recebeu 383 votos a favor e 51 contra e teve 3 abstenções.

Os políticos querem fazer uma série de flexibilizações nas regras para a eleição municipal de 2024, algumas muito criticadas, e acrescentar novidades:

Compra de votos: Os candidatos pegos em compra de votos deixariam de perder o cargo no caso de condenação e pagariam apenas multa como punição.

Direito à candidatura: A minirreforma também reduz o prazo de inelegibilidade previsto da Lei da Ficha Limpa. A punição mais branda valeria mesmo em caso de crimes graves, como improbidade administrativa. Hoje, os agentes políticos condenados podem perder seus direitos políticos por 8 anos, incluindo a proibição de concorrer em eleição durante esse prazo.

Doação via PIX: Uma das novidades está a doação para candidatos via PIX. A minirreforma traz uma regra para isso, mas desobriga os concorrentes de informar à Justiça Eleitoral essas doações.

O texto da minirreforma eleitoral será votado novamente hoje (14) na Câmara dos Deputados, também precisa passar pelo Senado, antes de ir para sanção do presidente da República.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes