Política

Deputados de MT assinaram pedido de impeachment de Lula após fala sobre holocausto

Mais de 100 parlamentares entendem que Lula expôs o país ao risco de guerra com declaração sobre a Faixa de Gaza

1 minuto de leitura
Deputados de MT assinaram pedido de impeachment de Lula após fala sobre holocausto

Cinco deputados federais de Mato Grosso assinaram o pedido de impeachment do presidente Lula, pela comparação de mortes na Faixa de Gaza ao holocausto da 2ª Guerra Mundial. 

Os apoiadores do pedido dizem que Lula cometeu um crime de responsabilidade ao dizer que Israel estaria promovendo genocídio com combates contra o Hamas. Lula, segundo eles, teve um “ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo de guerra ou comprometendo-lhe a neutralidade”. 

A interpretação é endossada por Abílio Brunini (PL), Amália Barros, coronel Assis (União Brasil), coronel Fernanda (PL) e José Medeiros (PL). Mais de 100 deputados federais assinaram o pedido de impeachment. 

Lula fez a declaração no fim de semana durante visita a Israel. Ele disse que “genocídio” e “chacina” estão sendo promovidos na Faixa de Gaza. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento. Aliás, existiu: quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse. 

Ontem (19), o governo israelense declarou Lula persona non grata. A nomenclatura é usada no mundo jurídico entre os países para demonstrar que uma pessoa não é bem-vinda. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
1
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
1
Inspirado

Principais Manchetes