Cidades

Dengue e infecções respiratórias lotam UPAs e UTIs pediátricas em MT

Vigilância Sanitária classifica situação como epidêmica

1 minuto de leitura
Dengue e infecções respiratórias lotam UPAs e UTIs pediátricas em MT
(Foto: Pixabay)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitiu um alerta para os municípios sobre aumento de doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti e das infecções respiratórias.   

Os casos englobam dengue, dengue grave com complicações, zika e chikungunya; influenzas, covid-19 e os pneumovírus circulantes. A SES diz que o aumento no número dessas doenças já gera superlotação de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) pediátricas e sobrecarga de demanda em UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e policlínicas. 

O alerta foi emitido na terça-feira (28), para as secretarias municipais de saúde e os escritórios regionais de saúde. A secretária classificou o cenário como uma “epidemia de síndromes febris”.  

Eles foram recomendados a adotar uma série de medidas para aumentar o controle sanitário da situação e melhorar o monitoramento dos casos. Dentre as recomendações estão garantir atendimento ao público na atenção básica, dar prioridade aos pacientes com sintomas graves, atender, preferencialmente, pessoas com menos de 2 anos de idade e acima de 65. 

A SES recomendou ainda que os laboratórios públicos façam análise com urgência das causas de eventuais mortes de pacientes que se enquadram nos sintomas de síndromes febris. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
4
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes