Principal

DEM discute nova postura partidária com membros do PSB

3 minutos de leitura
DEM discute nova postura partidária com membros do PSB

Ednilson Aguiar/O Livre

Deputado Federal Fabio Garcia

Deputado federal Fabio Garcia, destituído novamente da presidência do PSB em Mato Grosso

Deputados federais do PSB devem participar do jantar previsto para esta semana com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, em que será debatido um novo programa para o partido Democratas. Em Mato Grosso, o presidente novamente destituído do PSB, deputado federal Fábio Garcia, afirma que já conversou com a cúpula do DEM sobre uma possível migração para a legenda.

De acordo com Fábio Garcia, com os irmãos Jayme e Júlio Campos (DEM) o que houve foi uma conversa inicial, ainda sem a participação dos grupos políticos das duas siglas. Já em Brasília, os socialistas têm se mostrado interessados na possibilidade de troca de partido, em especial se o DEM colocar em prática a proposta de se tornar um partido mais de centro.

“Se houver uma migração, quero fazer com respeito e não como ocorreu com o Valtenir [Pereira para o PSB]. Por isso fiz questão de conversar com o Jayme e com o Júlio. Eu quis ser transparente como eles. Mas ainda não detalhamos como seria essa possível mudança”, disse em entrevista à Rádio Capital FM na manhã desta segunda-feira (31).

O ex-presidente do PSB em Mato Grosso sustenta, no entanto, que a primeira opção ainda é lutar pelo comando do partido do qual foi destituído em abril. Garcia diz acreditar na chance de a decisão do juiz Wagner Pessoa Vieira, da 5ª Vara Cível de Brasília, ser revertida com um recurso.

O magistrado cassou a liminar da Justiça de Mato Grosso que havia devolvido a presidência do partido para ele. A decisão atendeu a recurso impetrado por Valtenir Pereira, que foi empossado na presidência da legenda pela Executiva Nacional, logo após a destituição de Fábio Garcia.

“Ainda tem muito enfrentamento no PSB do ponto de vista jurídico. A liminar foi derrubada por uma questão formal. Não análise do mérito da questão, o que nos deixa confortáveis para recorrer. Além disso, em outubro, vai ter eleição para presidente nacional do PSB, o que pode mudar o cenário”, explica, pontuando ainda o impedimento para troca de partido, sem o risco de perda do mandato.

Ideologia
Sobre um suposto desalinhamento do perfil dos membros da cúpula do PSB em Mato Grosso com a ideologia do partido, Fábio Garcia diz acreditar que a situação é recente e teve início a partir da aproximação da cúpula nacional com legendas como o PT.

“Ninguém veio para o PSB escondendo sua história. Agora, com essa mudança, lógico que vamos ter dificuldade de posicionamento. Mas a questão não é ideológica. Se fosse, o Valtenir também não caberia no PSB hoje”, diz, lembrando que o atual presidente estadual da sigla também votou de forma favorável à reforma trabalhista.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes