Da solicitação de serviço à água na torneira: saiba como funciona a rede de monitoramento da Águas Cuiabá

Equipes técnicas e aparatos de última geração aprimoram atendimento ao cliente

(Foto: Arquivo)

Saneamento é ciência. Imagine só monitorar toda a rede de abastecimento de água e tratamento de esgoto em uma cidade com o porte de Cuiabá. O que pode parecer quase impossível é, na verdade, parte da rotina da Águas Cuiabá.

Por dia, a companhia recebe cerca de 120 solicitações, o que significa percorrer diariamente os quatro cantos da cidade para analisar o funcionamento de tubulações e adutoras e, caso haja qualquer oscilação, realizar o reparo de forma ágil.

Para garantir rapidez e resolubilidade a todas as demandas, os funcionários se dividem em equipes que trabalham em sincronia todos os dias – das 6 horas da manhã às 22h30 – tornando o saneamento cada vez mais eficiente. Um trabalho intenso e de alta precisão que demanda o máximo de atenção e destreza das equipes envolvidas.

Segue o fluxo

Investir em automação é garantir eficiência na execução de serviços e eliminar desperdícios, razão pela qual a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente em todas as áreas do saneamento.

No que diz respeito ao sistema de saneamento de Cuiabá, sensores instalados em mais de 235 pontos nas tubulações enviam, a cada quinze segundos, dados sobre o funcionamento da rede de água e esgoto.

A tecnologia é capaz de identificar e analisar qualquer alteração que possa ocorrer, como vazamentos, contaminação e falta de energia que venham a comprometer o abastecimento de água na região.

As informações coletadas em campo são transmitidas por meio de códigos à central de monitoramento (CCO) onde são analisadas. Em seguida, o departamento entra em contato com a central de serviço (CCS) – responsável pela manutenção das redes – que envia uma equipe técnica ao local para verificar a ocorrência e, assim, realizar o reparo programado.

Você também pode ficar de olho

O gerente operacional William Figueiredo ressalta a importância da participação do cliente no processo de combate às perdas. “O cliente é uma extensão da nossas equipes de fiscalização. A colaboração com avisos sobre vazamentos e, até mesmo, possíveis gatos nos auxiliam no combate diário as perdas na distribuição”, reforça.

Para acionar a equipe da concessionária em caso de identificação de vazamento de água ou esgoto, os canais de atendimento são: 0800 646 6115, para ligações telefônicas e (17) 99641-3529 para mensagens de Whatsapp. Se preferir, o cliente pode comparecer pessoalmente a uma das três lojas de atendimento localizadas no Centro, CPA II e Coxipó.

(Da Assessoria)

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