Cuiabá

Cuiabá tem aumento de 200% em casos de picada de escorpião

Listamos as espécies mais comuns nas cidades e o que você deve fazer para se prevenir e como agir em caso de acidente

4 minutos de leitura
Cuiabá tem aumento de 200% em casos de picada de escorpião
(Foto: Sippakorn Yamkasikorn/Pexels)

Já encontrou um escorpião em casa ou em algum local que você frenquenta? Entre 2020 e 2022, Cuiabá viveu um aumento de 200% no número de acidentes envolvendo esse animal. Os dados são do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), que reúne os registros de todas as pessoas que foram picadas e procuraram ajuda médica.

Em 2020, foram 179 casos. Nos anos seguintes, o número só aumentou. Passou para 463, em 2021, e para 541 no ano seguinte.

No ano passado, a média mensal foi de 45 pessoas picadas por escorpião em Cuiabá. Os meses com mais casos registrados foram abril, com 67 casos, e novembro, com 60.

E se você acha que uma picada de escorpião é coisa simples, saiba: de acordo com o Ministério da Saúde, o número de mortes no Brasil por essa causa cresceu cerca de 76%, entre 2020 e 2022.

Qual o escorpião mais comum nas cidades?

A maior parte da picadas de escorpião registradas na América do Sul, principalmente no Brasil, são do escorpião do gênero Tityus, popularmente conhecido como escorpião-amarelo.

Entre os acasos registrados, a picada do escorpião amarelo é a mais comum
(Foto: Annalise Tingler/Pexels)

O potencial de envenenamento é alto e essa espécie está espalhada por todo o país. Essa presença ocorre porque a taxa de reprodução dele é alta. Além disso, é um animal que se adapta facilmente ao meio urbano.

Outras espécies mais comuns são o escorpião-marrom (Tityus bahiensis), escorpião-amarelo-do-Nordeste (Tityus stigmurus) e escorpião-preto-da-Amazônia (Tityus obscurus).

Eles não gostam muito das estações mais frias do ano. E, apesar do aumento de casos, não costumam atacar os humanos. Usam a picada como um mecanismos de defesa ao serem importunados.

O que fazer se você levar uma picada de escorpião?

Os principais sintomas da picada de escorpião são dor intensa, sensação de ardência ou “agulhadas” e inflamação no local atingido. Nos casos mais graves, também pode haver aumento da frequência cardíaca, suores, enjoos, dificuldade para respirar, queda de pressão.

Se isso acontecer com você ou com algúem próximo, o mais indicado é procurar atendimento médico. Se for  possível, leve o escorpião num recipiente bem fechado, para facilitar a identificação.

Se você tiver alguma dúvida, ainda é possível ligar no 0800-722-6001. O número é do HMC (Hospital Municipal de Cuiabá) e presta orientação 24h em casos de intoxicação e acidentes com animais peçonhentos.

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Dá para se prevenir de uma picada de escorpião?

Alguns hábitos simples podem colaborar:

  • evitar caminhar descalço,
  • não colocar as mãos ou pés em buracos, sob pedras e troncos,
  • checar calçados e roupas antes de vesti-los,
  • não deixar roupas de cama ou lençóis pendurados ao nível do chão e sempre os sacudi-los antes de usar ou guardar
  • manusear o lixo, lenha ou entulhos com luvas adequadas (luva de raspa).

Evitar que esses animais se instalem e procriem dentro da sua casa não é uma tarefa simples mas algumas medidas podem contribuir:

  • mantenha jardins e quintais limpos e organizados, além da grama aparada
  • evite o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e outros materiais nas proximidades
  • use telas em ralos, pias ou tanques
  • vede bem as frestas e fendas ou buracos ao longo das paredes e pisos
  • preserve predadores naturais, ou seja, não afugente aves, lagartos, lagartixas e sapos que vivam no seu quintal

E se sua casa já está infestada, o mais indicado é contratar uma empresa profissional de controle de pragas. “Os inseticidas são ferramentas fundamentais no manejo dos escorpiões, no entanto, devem ser utilizados com cautela, exclusivamente por profissionais ligados a instituições ou empresas especializadas”, diz Jeferson de Andrade, pesquisador da área de Desenvolvimento de Produto e Mercado da BASF.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
10
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
3
Inspirado

Principais Manchetes