Cuiabá inicia negociação para comprar vacina chinesa de São Paulo

Busca por doses da vacina chinesa CoronaVac está sendo conduzida pelo prefeito Emanuel Pinheiro, mas ainda não existe a quantidade doses pretendidas

(Foto: Reprodução/Sicom Cuiabá)

A Prefeitura de Cuiabá entrou na concorrência por doses da vacina chinesa CoronaVac, que será disponibilizada pelo governo de São Paulo a outros Estados. A negociação foi iniciada nessa quinta-feira (10) pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Por enquanto não há estimativa de quantas doses serão pretendidas. 

“Estamos focados em fazer com que a Capital seja uma das primeiras do país a receber o medicamento e dar seguimento ao atendimento à população e estamos nos primeiros passos”, disse. 

Na semana passada, ao anunciar o planejamento de vacinação em São Paulo a partir de 25 de janeiro, o governador João Dória afirmou que quatro milhões de doses ficarão em aberto para a negociação com outras unidades.   

Conforme a prefeitura, a eventual compra segue protocolos rígidos de logística e distribuição. Ontem (10) o Instituto Butantan anunciou que iniciou a produção da CoronaVac com capacidade de 1 milhão de doses por dia. A vacina é patenteada pela farmacêutica chinesa Sinovac. 

Hoje, o governo de Mato Grosso também se manifestou sobre a possibilidade de compra da vacina. O governador Mauro Mendes deverá visitar as instalações do Instituto Butantan à tarde, em agenda em São Paulo. 

Conforme a última atualização da Secretaria de Saúde do município, Cuiabá tem 44.193 casos confirmados para a covid-19 desde o início da pandemia. Esse número está dividido entre moradores da Capital (37.066 casos) e residentes em outros municípios ou Estados (7.127). 

Quase 80% das pessoas com diagnóstico são consideradas curadas (34.571). A taxa de prevalência da doença estaria em 17%, conforme levantamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O número de óbitos está em 1.102 pessoas.  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPolícia Federal recebe autorização de 1.500 vagas para concurso
Próximo artigoPolícia do RS indicia seis pessoas por homicídio no Carrefour