Os 615 alunos da Escola Municipal de Ensino Básico Professor Francisval de Brito receberam uma grata surpresa na última quarta-feira (17), na semana da Páscoa. As crianças de seis a 11 anos se quer imaginavam o que estava sendo preparado enquanto todos estudavam dentro das salas de aula.

Uma linda festa organizada pelo site O LIVRE, com apoio de empresários – Shopping Três Américas, SPA Crepaldi, MonBijoux, Carmen Decor, La Nuit, Datainfo Sistemas e Casa D’Ideias – transformou uma manhã comum, com rotina de livros e exercícios na lousa, em um dia inesquecível.

O salão principal da escola já anunciava que algo de especial estava por acontecer. Um painel desejando feliz Páscoa serviu de boas-vindas aos alunos que chegavam em fila e se acomodavam uns ao lado dos outros no arejado pátio.

Desconfiadas, mas com olhares atentos e ansiosos, as crianças puderam se distrair por alguns minutos com as apresentações musicais dos coleguinhas de outras turmas. Mas bastou o coelho da Páscoa aparecer para a euforia tomar conta dos pequenos. Todos queriam abraçar o enorme bicho de pelúcia que é símbolo da data comemorativa e permeia o imaginário infantil.

(Foto: Suellen Pessetto/ O Livre)

Nem mesmo os mais grandinhos perderam o encanto pelo coelho. “Eu sempre acreditei que ele existia e que um dia iria trazer um chocolate pra gente”, contou Antonela Cristina, de 10 anos, ao lado da amiga Maria Eduarda Martins.

Das mais de 600 crianças, 23 são portadoras de necessidades especiais, como autismo e deficiências cognitivas e visuais, que contam com um profissional capacitado para acompanhá-las em sala de aula.

Ani Victoria, de 11 anos, deficiente visual, se emocionou ao tocar o coelho da Páscoa. “Não imaginei que ele fosse tão grande. Achei tão fofo”, disse, enquanto era abraçada pelo boneco de pelúcia.

Escola Franscisval de Brito

Fundada em 1981 pela cooperativa da Polícia Militar, a escola no Bairro Coophamil é considerada referência. Pais de alunos e moradores participativos contribuem para as ações da escola. Projetos como o Bom de Bola Bom de Escola e os que oferecem judô e futsal são algumas das atividades extracurriculares desenvolvidas pela EMEB.

A escola oferece educação infantil, ensino fundamental e educação especial, além da sala de informática, recursos pedagógicos e biblioteca, sendo reconhecida por seu trabalho institucional e funcional com resultados positivos na formação integral dos alunos. A instituição já conquistou diversos prêmios em concursos esportivos em categorias como karatê, xadrez, natação, voleibol e futebol, além de vitórias em competições de redação, matemática, desenho e fanfarra, mostrando que sua educação é diversificada e efetiva, de forma a desenvolver as potencialidades de todos os alunos.

Passeios e palestras ligadas ao meio ambiente são incentivadas pelo presidente do bairro, Edvaldo Profeta. “O desenvolvimento cultural e intelectual é de suma importância para a integração da comunidade. E esse entendimento nasce dento da escola. Por isso dou total apoio nos projetos da escola Francisval”, disse Profeta.

(Foto: Suellen Pessetto/ O Livre)

O Livre Voluntário

A convite do site O LIVRE, vários empresários aceitaram a missão de proporcionar a centenas de crianças um momento lúdico e celebrar a época de renovação vivida pela Páscoa.

“Ver a reação das crianças ao receber o coelho foi emocionante. Sem dúvidas quem é presenteado somos nós em ver o sorriso desses meninos e meninas, que nos motiva a fazer mais ações como esta. O LIVRE agradece aos parceiros que se prontificaram a ajudar. Ao longo do ano o Livre Voluntário pretende fazer ainda mais pela sociedade cuiabana”, disse Vanessa Suzuki, representante comercial do site O LIVRE.

“ Em tempos de tantas desavenças, amar e fazer o bem ao próximo é questão de humanidade e nada melhor do que usar a tecnologia para isso ” pontuou a empresa de sistemas, Datainfo.

Acilene Clini, presidente da Associação de Lojistas do Shopping Três Américas, ressaltou a importância da união de empresários. “Esse tipo de ação mostra que pessoas e empresas querem fazer a diferença para uma sociedade melhor. Temos orgulho em ser o shopping mais cuiabano da capital. E abraçar uma escola da nossa cidade nos enche de alegria”, afirmou.

Para o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, ações como o Livre Solidário servem como incentivo. “Projetos como o do LIVRE nos enchem os olhos. Eu como gestor de uma pasta tão complexa e necessitada de investimentos, atenção e principalmente de humanização, vejo que o projeto vem de encontro ao programa do governo, que é a gestão humanizada. Muito mais do que um ovo de chocolate, vai além, é símbolo de carinho. E eu só tenho a agradecer o ato tão valoroso do site e dos empresários que colaboraram”, finalizou.

Confira as reações das crianças ao receberem a surpresa:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes