Política

CPI de 8 de Janeiro pede indiciamento de Antônio Galvan, Luciano Beber e Alan Diego

Produtores rurais e ex-candidato a vereador são envolvidos em atos considerados contra a democracia, ocorridos em dezembro e janeiro

2 minutos de leitura
CPI de 8 de Janeiro pede indiciamento de Antônio Galvan, Luciano Beber e Alan Diego
(Foto: Agência Senado)

A relatora da CPI Mista de 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA) pediu o indiciamento de três pessoas de Mato Grosso. São eles o presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan, o vice-presidente da Aprosoja Mato Grosso, Lucas Costa Beber, e o ex-candidato a vereador em Comodoro, Alan Diego dos Santos Rodrigues

A relatora diz que eles agiram direta ou indiretamente para a invasão de prédios dos Três Poderes em Brasília, com depredação, no início do ano e em outros atos considerados contra a democracia.

O relatório de conclusão da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) de mais de 1,3 mil páginas foi lido hoje (17). Antônio Galvan e Lucas Costa Beber são citados seis vezes, cada, e Alan Diego dos Santos Rodrigues, 56 vezes.

De camisa azul o presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan
De azul, Antônio Galvan (Reprodução/Internet).

Alan Diego esteve envolvido na tentativa de instalada de bomba no aeroporto internacional de Brasília, no dia 24 de dezembro 2022. Ele foi condenado a 5 e 4 meses pelo crime.

Já Antônio Galvan e Lucas Costa Beber são classificados pela CPI como participantes dos atos de vandalismo em Brasília, com a depredação dos prédios do STF (Supremo Tribunal Federal), do Palácio do Planalto e do Congresso.

Os membros da CPMI consideraram a investigação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre o suposto financiamento dos manifestantes que invadiram os prédios públicos.

Leia também

Galvan acredita em perseguição política sobre denúncia de que seria “general” dos ataques em Brasília

Antônio Galvan e Luciano Beber são citados como líderes do Movimento Brasil Verde Amarelo (MBVA), grupo que teria dado suposto financeiro para o deslocamento de várias pessoas a Brasília dias antes de 8 de janeiro.

O relatório da CPI Mista, composta por senadores e deputados federais, deve ser votado nesta quarta-feira (18). O documento também deve ser encaminhado para o Ministério Público Federal (MPF) e outros órgãos de investigação para avaliação de processos criminais.

Outro lado

O Livre tentou contato com as entidades e pessoas citadas na matéria. Até o momento, Aprosoja Brasil respondeu. Em nota, entidade diz que “nunca financiou nem organizou movimentos sociais”.

A defesa de Alan Diego dos Santos Rodrigues não foi encontrada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes