Covid-19 reduziu expectativa de vida do brasileiro em 1,3 ano, diz estudo

Sob influência da pandemia de covid-19, o índice brasileiro retornou ao patamar de 2014

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

A expectativa de vida média da população brasileira caiu 1,3 ano em 2020: de 76,7 anos para 75,4. Sob influência da pandemia de covid-19, o índice retornou ao patamar de 2014. Os dados constam no estudo liderado pela demógrafa Márcia Castro, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Para descobrir o impacto da pandemia na longevidade da população, os pesquisadores dos EUA compararam a expectativa de vida em 2018 com a de 2020. No país da América do Norte, o coronavírus reduziu a expectativa de vida geral para 77,43 anos.

O estudo apontou, porém, a disparidade entre etnias. Isso porque, a queda na longevidade dos latinos é três vezes maior (3,03 anos) do que a dos brancos (0,94 ano) e duas vezes superior em comparação com a população negra (1,9 ano).

Foram levados em consideração apenas os óbitos provocados pelo Sars-CoV-2.

“As disparidades são um reflexo das desigualdades sociais e econômicas, que resultam em maior exposição ao vírus e menor acesso a serviços médicos de qualidade”, diz a pesquisadora Theresa Andrasfay.

Mortes no mundo

Estimativas da OMS apontam que, pelo menos, 3,8 milhões de pessoas no mundo tenham morrido de covid. O órgão admite, porém, que o número possa ser duas a três vezes superior aos contabilizados oficialmente.

No Brasil, foram registradas mais de 500 mil mortes, enquanto os Estados Unidos já ultrapassaram a marca de 600 mil óbitos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCom perfil falso, mulher encontra ex que fugia da justiça e o faz pagar mais de R$ 100 mil de pensão atrasados
Próximo artigoMenino de 4 anos é encontrado na rua com queimaduras e arranhões