Brasil

Covid-19 reduziu expectativa de vida do brasileiro em 1,3 ano, diz estudo

Sob influência da pandemia de covid-19, o índice brasileiro retornou ao patamar de 2014

1 minuto de leitura
Covid-19 reduziu expectativa de vida do brasileiro em 1,3 ano, diz estudo
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

A expectativa de vida média da população brasileira caiu 1,3 ano em 2020: de 76,7 anos para 75,4. Sob influência da pandemia de covid-19, o índice retornou ao patamar de 2014. Os dados constam no estudo liderado pela demógrafa Márcia Castro, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Para descobrir o impacto da pandemia na longevidade da população, os pesquisadores dos EUA compararam a expectativa de vida em 2018 com a de 2020. No país da América do Norte, o coronavírus reduziu a expectativa de vida geral para 77,43 anos.

O estudo apontou, porém, a disparidade entre etnias. Isso porque, a queda na longevidade dos latinos é três vezes maior (3,03 anos) do que a dos brancos (0,94 ano) e duas vezes superior em comparação com a população negra (1,9 ano).

Foram levados em consideração apenas os óbitos provocados pelo Sars-CoV-2.

“As disparidades são um reflexo das desigualdades sociais e econômicas, que resultam em maior exposição ao vírus e menor acesso a serviços médicos de qualidade”, diz a pesquisadora Theresa Andrasfay.

Mortes no mundo

Estimativas da OMS apontam que, pelo menos, 3,8 milhões de pessoas no mundo tenham morrido de covid. O órgão admite, porém, que o número possa ser duas a três vezes superior aos contabilizados oficialmente.

No Brasil, foram registradas mais de 500 mil mortes, enquanto os Estados Unidos já ultrapassaram a marca de 600 mil óbitos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes