Negócios

Corte na Bolívia não afeta fornecimento de gás natural para MT

MT Gás afirma que abastecimento e preço do gás natural permanece inalterado no Estado

1 minuto de leitura
Corte na Bolívia não afeta fornecimento de gás natural para MT
(Foto: Ednilson Aguiar / O Livre)

A Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás) informou que o abastecimento e os preços do gás natural para os consumidores locais permanecerão inalterados. Isso quer dizer que a relação de importação de gás boliviano por Mato Grosso não será afetada pelo corte de 30% no fornecimento da Bolívia para o Brasil.

O corte aconteceu para a estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) cumprir o acordo firmado com a Argentina e enviar cerca de de 6 milhões de metros cúbicos diários de gás natural em detrimento do mercado brasileiro, segundo a Petrobras.

A informação foi publicada no jornal A Gazeta desta quarta-feira (25). A outra importadora local, a Âmbar Energia, preferiu não comentar o assunto.

Governo Federal

Já o presidente Jair Bolsonaro avaliou que há um risco de aumento no preço, caso o acordo firmado com a empresa boliviana não volte a ser cumprido pela empresa estrangeira.

“A Bolívia cortou 30% do nosso gás para entregar para a Argentina. Como agiu a Petrobrás nessa questão também. Parece tudo orquestrado, o gás, se tivermos que comprar de outro local é cinco vezes mais caro. Quem vai pagar a conta? Quem vai ser o responsável?”, disse referindo-se a si e à sua gestão, em vídeo publicado nas redes sociais.

De acordo com o governo, a Petrobrás já estuda meios de garantir que a Bolívia seja obrigada a fornecer a mesma quantidade de gás natural conforme praticado anteriormente.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes