Colunas & Blogs

Conceito de maximalismo na decoração

3 minutos de leitura
Conceito de maximalismo na decoração
Imagem: Pinterest

Esqueça tudo que já conversamos sobre tendências minimalistas, escandinavas e o “menos é mais”. O maximalismo vai contra tudo isso e aposta com tudo no “quanto mais, melhor”. É um conceito que vem de muito tempo, perpassa décadas – e nem sempre está em alta, mas certamente marca presença.

Ganhou força com o arquiteto Robert Venturi, na década de 60, que acreditava que “menos é chato”, e na década de 70 diversos outros arquitetos fizeram com que o movimento maximalista ganhasse força.

Se você já esteve em um cassino, ou já viu outdoors que remetem as casas de jogos, sempre carregados de informações e com contraste de cores, saiba que é mais ou menos nessa linha que o maximalismo segue.

Os cenários deste décor causam um grande impacto em qualquer um, misturam sofisticação, cores e mobílias clássicas e modernas para criar ambientes carregados de histórias, impressões e que parecem sair de uma obra de arte.

Imagem: Pinterest

Mais especificamente uma obra de arte barroca – o maximalismo tem muita disto, misturada com o pós-moderno, contemporâneo e clássico. E, se engana quem pensa que por ser essa mistura toda significa que é sinônimo de desorganização. O maximalismo tende a ser, dentro do possível, harmonioso e equilibrado.

O bom gosto reina nesse estilo, assim como saber dosar os componentes e complementar os objetos de forma atrativa.

Imagem: Pinterest

Falando de forma mais prática sobre esse estilo: as paredes tendem a ser neutras ou chamativas, com quadros preenchendo quando neutras e cores vivas e papéis de parede estampados quando a segunda opção é a escolhida.

As cores não precisam ser da mesma paleta, mas, o conjunto da obra tem que dar o ar de um ambiente vivo. E os objetos de decoração também não precisam seguir um padrão e podem ser dos mais variados tamanhos e estilo, remetendo a um bom antiquário, onde se acha de tudo um pouco.

Imagem: Pinterest

É uma boa opção de décor para quem quer imprimir sua personalidade em todos os detalhes, sem medo de ousar e de se expressar! E, para não cometer erros no equilíbrio, consulte um profissional e se joga no maximalismo!

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes