Complexo Hospitalar inicia projeto “palhaçoterapia” para pacientes e colaboradores

A atividade teve início durante a campanha ‘Setembro Amarelo’ e segue permanente, sendo realizada uma vez por semana

A palhaçoterapia foi iniciada no Complexo Hospitalar de Cuiabá na última segunda-feira (09) e contagiou os corredores do hospital com sorrisos e alegria. O grupo responsável pela atividade é conhecido como ‘Augustus’ e utiliza a metodologia de humanização para levar humor e gentileza para as pessoas nos hospitais. A terapia é reconhecida pelo Ministério da Saúde e propõe espalhar amor aos pacientes.

A gerente de enfermagem, Fabiana Miranda, afirma que a atividade foi pensada incialmente em razão da equipe que mais adoece e sofre de depressão é a de enfermagem, mas que foi estendida aos outros colaboradores, pacientes, acompanhantes em razão da necessidade de trazer alegria para todos que circundam o hospital.

“Hoje a equipe de enfermagem é a mais afetada com quadros depressivos, pensando assim, nós aproveitamos a campanha do setembro amarelo para iniciar essas atividades no Complexo Hospitalar de Cuiabá. As visitas serão semanais daqui para frente e todos os colaboradores, pacientes e acompanhantes serão contagiados com a alegria do Grupo “Augustus”, afirma.

O palhaço dentro de um hospital surgiu no ano de 1980, com o oncologista Patch Adams que buscava melhorar o ambiente hospitalar, a relação do médico e paciente, além de humanizar um espaço, geralmente, triste e melancólico. O palhaço Pachecovisquis do Grupo Augustus, interpretado pelo agente de turismo Alexandre Pacheco, declara que o foco é trazer alegria para toda a equipe.

“A nossa intenção é tirar um sorriso das pessoas, cada quarto é um teatro que a gente faz para o paciente, queremos que a pessoa esqueça o que está passando nem que for por alguns minutos. Nossa ação se estende também para toda a equipe, enfermeiros, seguranças, atendentes, porque queremos contagiar todos os presentes com alegria e amor”, afirma.

A visita do Grupo Augustus tornou-se parte da rotina do hospital desde a última segunda-feira e com isso, deve acontecer uma vez na semana. O objetivo do hospital é trazer um momento de descontração para todos os espaços do Complexo Hospitalar de Cuiabá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMourão ficará na Presidência da República por mais quatro dias
Próximo artigoGovernador e IDH formalizam ações para desenvolvimento sustentável em MT