Consumo

Comércio tem desempenho positivo no 1º semestre, mas turismo segura crescimento

Fecomércio-MT diz que setor já emendou três meses de altas consecutivas e há otimismo para o restante do ano

2 minutos de leitura
Comércio tem desempenho positivo no 1º semestre, mas turismo segura crescimento
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O setor do comércio varejista em Mato Grosso avalia como bom o desempenho do primeiro semestre de 2021. As vendas têm mantido um crescimento constante nos últimos três meses, apesar de ficar abaixo da estimativa. 

O vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em Mato Grosso (Fecomércio-MT), Manoel Procópio, diz que o movimento cresceu 3,6% em maio, na comparação com 2019. 

A estimativa dos empresários era de que o Dia das Mães impulsionasse o aumento para 5%, mas o resultado é bem melhor que a data de 2020, quando os estabelecimentos tinham voltado a abrir as portas menos de um mês antes da data. 

Um crescimento semelhante é aguardado para junho e, se as prévias forem confirmadas, o setor emendará outro mês seguido de crescimento. Em parte pelo Dia dos Namorados e em parte por um fluxo maior de consumo. 

Turismo com freio de mão 

Segundo o empresário Manoel Procópio, os números só não são melhores por causa das dificuldades do turismo, ainda muito afetado pelas restrições de biossegurança.  

Ele diz que foi o segmento mais atingido nos 15 meses de pandemia, com fechamento de hotéis, pousadas e, consequentemente, o desemprego. 

“Estamos conversando com empresários do setor para ao menos mitigar o impacto negativo da pandemia nas férias de fim de ano. E acreditamos que conforme a vacinação acelere e chegue a pessoas na faixa dos 30 anos, vamos conseguir interver parcialmente a situação”, disse. 

Segunda metade 

A estimativa para o segundo semestre será ponderada nas férias escolares de julho. A segunda parte do ano tende a ser mais movimentada do que o início, e por Cuiabá não ser uma cidade turística, os comércios tradicionalmente sentem melhora sensível nas vendas. 

“Vamos uma noção agora nas férias. As empresas estão mantendo estratégias para a contratação de novos funcionários, isso é um bom sinal. E talvez consigamos manter o otimismo para o turismo”, afirmou Procópio. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes