Leis e Justiça

CNMP vai investigar procurador José Antônio Borges por críticas a Bolsonaro

Maioria dos conselheiros acatou um pedido de PAD feito pelo deputado José Medeiros em janeiro de 2022

1 minuto de leitura
CNMP vai investigar procurador José Antônio Borges por críticas a Bolsonaro
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) vai investigar a conduta do ex-procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges, por críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

O CNMP aprovou na terça-feira (14) um pedido do deputado federal José Medeiros (PL), protocolado em janeiro de 2022. Ele diz que o então procurador-geral fez “ataques políticos”, na posição de comandante do Ministério Público, para “denegrir a imagem” de Bolsonaro. 

Os supostos ataques teriam ocorrido em entrevistas dadas por José Antônio Borges à imprensa. Haveria discordância entre ele e Bolsonaro sobre as medidas que deveriam ser tomadas para controlar o contágio pelo novo coronavírus. 

Borges defendia o isolamento geral das pessoas e conseguiu na Justiça ações contra prefeitos em Mato Grosso que não adotaram ações mais restritivas nos dois primeiros anos da pandemia (2020-2021).  

Na votação desta semana, 10 dos 11 membros do CNMP entenderam que havia conteúdo para atender o pedido de José Medeiros. Eles autorizaram a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).  

O conselheiro Paulo Cézar Passos, que votou pelo arquivamento do pedido, disse que as críticas do ex-procurador-geral ocorreram em um contexto político, o que lhe garantiria o direito de manifestar opinião. Disse ainda que a quantidade de mortes no Brasil, até à época do pedido de investigação, causadas pela covid-19 seriam fatos corroborativos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
1
Indignado
Indiferente
1
Indiferente
Feliz
2
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
1
Inspirado

Principais Manchetes