Variedades

Cineclube Coxiponés exibe filmes de Fellini, Orson Welles e Kleber Mendonça

3 minutos de leitura
Cineclube Coxiponés exibe filmes de Fellini, Orson Welles e Kleber Mendonça

Filmes psicodéliCOS da “Boca do Lixo ao Luxo Hollywoodiano” ganham espaço na Sessão Belo Belo de Cinema, que exibe longas-metragens todas as terças-feiras, às 14h, no Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A entrada é gratuita.

Nesta terça-feira (4), é a vez do clássico “Oito e Meio (1963)”, do diretor italiano Frederico Fellini. Autobiográfico e existencial, o filme foi vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro e de melhor figurino e recebeu também o prêmio máximo no festival de cinema de Moscou.

Organizada pelos estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UFMT, a Sessão Belo Belo de Cinema tem curadoria e mediação de Antonio Cuybano, Diego Roberto, Olavo Fernandes e Pablo Paz.

Os clássicos americanos “Cidadão Kane (1941)” e “A marca da maldade (1958)”, de Orson Welles, e o renomado filme do brasileiro Kleber Mendonça Filho, “Aquarius (2016)” são os próximos filmes que entram em cartaz.

Confira a programação de junho:

 4 DE JUNHO 

Oito e Meio (Otto e mezzo, Federico Fellini, Itália, 1963, 148’)

Sinopse: Um diretor de cinema italiano passa a trabalhar tanto que não consegue mais distinguir a realidade da fantasia.

Classificação indicativa: 16 anos

 11 DE JUNHO 

Cidadão Kane (Citizen Kane, Orson Welles, EUA, 1941, 119’)

Sinopse: O filme apresenta a história de um magnata da imprensa, Charles Foster Kane, em uma sequência de flashbacks. Um jornalista fica intrigado pela última palavra pronunciada por Kane antes de falecer – Rosebud – e tenta descobrir o significado do termo entrevistando pessoas que conviveram com Kane.

Classificação indicativa: 14 anos

 18 DE JUNHO 

A marca da Maldade (Touch of evil, Orson Welles, EUA, 1958, 95’)

Sinopse: Uma bomba instalada em um carro é detonada na fronteira dos Estados Unidos com o México e dá início a uma investigação liderada pelo agente mexicano da polícia de combate ao narcotráfico, Miguel Vargas e pelo capitão americano Hank Quinlan. Quando Vargas suspeita que o Quinlan e seu parceiro, Menzies, estão plantando evidências falsas para incriminar um homem inocente, seus achados põem a vida dele e de sua noiva, Susie, em perigo.

Classificação indicativa: 14 anos

 25 DE JUNHO 

Aquarius (Kleber Mendonça Filho, Brasil, 2016, 146’)

Sinopse: Uma jornalista aposentada defende o apartamento onde viveu a vida toda, no Edifício Aquarius, do assédio de uma construtora imobiliária. O plano da construtora é demolir o edifício e dar lugar a um grande empreendimento.

Classificação indicativa: 18 anos

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes