Variedades

CineCaos traz Petter Baiestorf e Gurcius Gewehr para debater o “trash” em Cuiabá

4 minutos de leitura
CineCaos traz Petter Baiestorf e Gurcius Gewehr para debater o “trash” em Cuiabá

Para além de uma estética bizarra, o audiovisual chamado “trash” coloca em debate uma produção à margem do mainstream. E é nessa perspectiva que dois monstros da arte underground brasileira, Petter Baierstorf e Gurcius Gewdner, especialistas na produção de baixo orçamento, aliada ao grande sucesso no segmento – vêm somar às discussões do segundo fim de semana da 4ª Mostra CineCaos.

[related_news ids=”87601, 81060″][/related_news]

Dezenas de curtas-metragens, além de longas e produções multimídia se somam no currículo dos realizadores adeptos às produções colaborativas e ao cinema fantástico. Na sexta-feira (24), Petter Baiestorf e Gurcius Gewehr comandam um bate-papo mediado pelo professor Silas Borges Monteiro, às 9h, no auditório do Instituto de Educação da UFMT, em Cuiabá.

O debate segue a exibição dos curtas-metragens ‘Tudo começou quando papai conheceu mamãe (RJ)’, de Gurcius Gewehr, e ‘Você Morto 19 (ES)’, de Raphael Araujo.

José Mojica Marins, o Zé do Caixão

No sábado (25), a programação com os convidados continua no Museu de Arte e de Som (Misc), a partir das 18h, e o debate com a dupla é mediado pela produtora Carol Araújo. Na data, além dos filmes do dia anterior, as exibições também contam com ‘Zé do Caixão: Coração das Trevas’, curta-metragem dirigido por José Mojica Marins, o Zé do Caixão, em parceria com Marcelo Colaiacovo e Nilson Primitivo, filmado na década de 1990 e só agora revelado.

Também serão exibidos os curtas: ‘Blasfêmia: Substantivo Feminino’, de Daniela Távora (RS), ‘ESC4ESCAPE’, da Stella Maris Films (RS), ‘Horário Nobre ou Banquete Para Urubus’, de Lucas Martins e Dimitro Kozma, ‘Dilacerados’, de Leandro Sherman (ES), além dos filmes premiados no circuito independente, com direção de Joel Caetano (SP); ‘Judas’, que acumula nove prêmios, e ‘Casulos’, que circulou 24 festivais, emplacando título em quatro deles.

Petter Baiestorf

Petter Baiestorf é diretor e roteirista de cinema e quadrinhos, além de ator diretor de fotografia – trabalhos desenvolvidos em mais 50 filmes do gênero horror, gore e non-sense. Aos 43 anos, o cineasta também é idealizador da produtora e distribuidora independente Canibal Filmes, desde 1991, e editor de fanzines, desde 1992.

Em sua filmografia, destacam-se os longas-metragens O Monstro Legume do Espaço (1995), Eles Comem Sua Carne (1996), Gore Gore Gays (1998) e Zombio 2: Chimarrão Zombies (2013), selecionado em mais de 80 festivais na Europa e América Latina, além dos médias Zombio (1999), Vadias do Sexo Sangrento (2008), Ninguém Deve Morrer (2009).

Em 2014, dirigiu ainda As Fábulas Negras (2014), com Rodrigo Aragão, Zé do Caixão e Joel Caetano. Seu último curta, Ándale! (2017) foi premiado como melhor curta experimental no CineAmazônia 2017, no festival de cinema punk Aos Berros 2017 e no primeiro Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, em 2018.

Como escritor, é co-autor do livro “Manifesto Canibal” (2004), onde defende a produção independente sem financiamento do Estado, e integrante das equipes dos sites Maldohorror e Canibuk. Na música, integrou grupos “anti-musicais” adeptos do gore noise, industrial harsh e do dadaísmo musical.

Gurcius Gewehr

Gurcius Gewehr, mais conhecido como Gurcius Gewdner, é diretor, músico, artista plático e produtor de filmes independentes. Expoente do cinema underground nacional na atualidade, começou a realizar seus filmes, em 2000, morando em Joinville (SC). Trabalhou por muito tempo na edição das produções de Peter Baiestorf e Ivan Cardoso.

Aos 36 anos e uma filmografia de mais 40 filmes, grande parte de horror, se destaca na direção de Nosferatum (2003), Mamilos em Chamas (2008), Freddy Breck Ballet (2010), Bom dia Carlos (2015) e Pazucus – A Ilha do Desarrego (2017).

Este último, um escatológico longa-metragem de horror rodado com apenas R$ 15 mil, ganhou as telas da Europa, com uma première no Fantaspoa 2017 – maior festival de cinema dedicado exclusivamente a filmes de gênero fantástico da América Latina –  eleito, também, o filme do mês em sessão promovida pela publicação europeia de cinema experimental Film Panic, em Portugal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes