O e-commerce segue em alta no Centro-Oeste. As vendas pela internet, na região, cresceram 21,68%, ao comparar os meses de fevereiro de 2022 e 2021. Usando a mesma base comparativa, o faturamento do setor também teve alta: 16,11%.
Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.
Ao comparar as vendas do e-commerce por região, continuando com o mesmo período, o Centro-Oeste ficou em terceiro lugar. As duas primeiras colocações foram: Norte (24,99%); Nordeste (24,67%); enquanto Sul (19,88%); e Sudeste (11,53%), foram as duas últimas posições.
“A performance do e-commerce do Centro-Oeste em fevereiro de 2022 mantém o cenário de crescimento dos últimos tempos. O faturamento online cresceu no mês, comparado ao mesmo período do ano passado, 16,11%, o que é coerente com a expectativa de termos um crescimento para 2022 de 10 a 15% do volume faturado”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.
Vendas online no Centro-Oeste
Apesar das boas movimentações das vendas pela internet, quando os meses avaliados são fevereiro ante janeiro, neste caso, teve uma queda de (−11,66%). No acumulado dos últimos 12 meses, dessa vez, segue em alta: 23,72%.
As demais regiões tiveram o seguinte desempenho, no acumulado dos últimos 12 meses: Nordeste (25,45%); Norte (22,54%); Sul (21,19%); e Sudeste (9,45%).
Faturamento
Na comparação entre os meses de fevereiro e janeiro, o faturamento do setor também teve variação negativa (−14,40%).
O faturamento regional, usando a base de comparação de fevereiro deste ano, em relação ao mesmo mês de 2021, os resultados foram: Nordeste (18,67%); Sul (17,03%); Norte (7,73%); e Sudeste (7,37%).
No acumulado dos últimos 12 meses, por região, ficou da seguinte forma: Sul (30,71%); Centro-Oeste (30,25%); Nordeste (26,55%); Norte (22,81%); e Sudeste (18,16%).
(Da Assessoria)