CDL Cuiabá esclarece que empresas têm segurança jurídica para dispensar o uso de máscaras

Para o presidente da CDL Cuiabá, Celio Fernandes, a nova orientação vem para dar mais tranquilidade aos empresários

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

Uma nova portaria publicada na última sexta-feira (1º) pelo governo federal deixa claro a não obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados de trabalho. As novas regras, que foram definidas pelos ministérios da Saúde e do Trabalho, dispensam o uso e também fornecimento de máscaras cirúrgicas ou de tecido em estados e municípios que não exigem o uso do equipamento de proteção em ambientes fechados, como é o caso de Mato Grosso e de Cuiabá.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Celio Fernandes, a nova orientação vem para dar mais tranquilidade aos empresários, após divergentes interpretações em relação à última publicação oficial do governo sobre o assunto.

“Diante das inúmeras interpretações, muitos empresários se sentiram inseguros sobre o que fazer, mas as novas medidas publicadas hoje vem para esclarecer e ratificar a não obrigatoriedade dos colaboradores ao uso da máscara e dar segurança jurídica também para os empresários”, comentou ele.

Fernandes reforça que mesmo com a regra que desobriga o uso de máscara em locais fechados, a empresa que preferir pode continuar determinando que os funcionários mantenham a prática de usar o acessório no ambiente de trabalho, “mas isso somente se o empresário achar necessário”, disse.

A portaria publicada na sexta-feira também revoga a portaria interministerial nº 14, de 20 de janeiro de 2022, porém ela mantém as regras aos casos confirmados e suspeitos de covid-19 entre os trabalhadores e os períodos de afastamento previstos.

Em Cuiabá

Vale lembrar que conforme o último decreto municipal de Cuiabá, nos locais destinados à prestação de serviços de saúde (tanto na rede pública quanto na rede privada), idosos acima de 70 anos, imunossuprimidos, pacientes com comorbidades, pessoas não vacinadas contra a covid-19, pessoas com sintomas gripais ou que tiveram contatos com pacientes com o vírus da covid-19 fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMato Grosso tem 16 municípios entre os 40 que sofrem maior impacto do fogo no Brasil
Próximo artigoOrdem de serviço